David Piñero e Carmen Bilbao: Associação entre distúrbios do neurodesenvolvimento e a visão

As perturbações do neurodesenvolvimento são caracterizadas por défices  de início precoce de diferentes gravidades no funcionamento pessoal, social, académico ou ocupacional, como definido na quinta edição do Manual de Estatísticas e Diagnósticos de Distúrbios Mentais. Défices do desenvolvimento nestes distúrbios podem variar de limitações muito específicas na aprendizagem ou no controlo de funções executivas para impedimentos globais nas capacidades sociais e na inteligência. Além das alterações dos movimentos oculares, uma larga variedade de problemas visuais forma associados a este tipo de crianças, promovendo a ideia de ser um fator etiológico. Especificamente, diferente tipos de alterações acomodativas, binoculares e oculomotoras foram reportadas na PND, tal como dislexia, distúrbio do défice de atenção/hiperatividade ou o distúrbio de coordenação do desenvolvimento.

Todas estas investigações apenas sugerem a probabilidade dos problemas visuais serem uma comorbilidade nestas condições, mas não se pode concluir que estas alterações são fatores causais. De facto, existe uma hipótese corrente que propõe que o conceito de vulnerabilidade da transmissão basilar pode ser usado para explicar um conjunto de problemas que são comuns a muitas PND, incluindo fraca sensibilidade ao movimento, a integração visual-motora espacial para o planeamento de ações, atenção e competências com números. Recentemente, conduzimos um estudo clínico para analisar, na população clínica de um centro especializado, a distribuição de alterações oculomotores e visuais definidas de acordo com testes clínicos standard em crianças com estes três tipos de PND, dislexia, distúrbio do défice de atenção/hiperatividade ou o distúrbio de coordenação do desenvolvimento, e comparando a distribuição com aqueles obtidos em crianças saudáveis sem patologia ocular, mas com e sem anomalias oculomotoras.

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