Visão sem Segredos: a luta pela melhor visão

Os docentes, investigadores e optometristas Madalena Lira e Jorge Jorge protagonizam o mais recente avanço em prol da visão. Visão sem Segredos é o livro que esclarece, apoia e desmistifica o universo em torno da saúde visual, tanto na população em geral como entre os próprios profissionais. O lançamento da obra fez-se no epicentro onde estes dois especialistas empreendem a missão de fazer crescer a optometria portuguesa, a Universidade do Minho. O auditório da Escola de Ciências não foi suficiente para todos os que quiseram ouvir os autores e ainda o presidente da Escola de Ciências, José Manuel Meijóme, e o renomado oftalmologista Paulo Ribeiro, a 28 de fevereiro.

Esta é uma etapa da missão em prol da saúde visual nacional?
Este é o nosso contributo para o aumento da literacia em saúde visual. Foi a forma que encontrámos para ajudar a população em geral a saber mais sobre a visão e como pode cuidar dela. Hoje em dia, as pessoas recorrem a fontes de informação que frequentemente não são credíveis o que pode levar a situações mais complexas e prejudiciais em termos visuais. Com esta obra queremos ajudar a população em geral a conhecer a importância da visão, de como o meio onde estamos inseridos a pode afetar, e ainda, como se pode melhorar ou preservar algumas das respetivas funcionalidades. Os especialistas da visão, em particular os que estão a iniciar a sua carreira, podem encontrar neste livro ideias de como explicar aos seus pacientes, com uma linguagem mais acessível e sem perder o rigor científico, a importância do olho e seus constituintes.

Ou seja, para além dos avanços científicos que empreendem no laboratório e da formação de jovens optometristas propõem-se levar as informações ao público final? Nós somos professores universitários e investigadores na área da optometria e ciências da visão há cerca de 25 anos. Durante este período ensinámos centenas de alunos de licenciatura, de mestrado e de doutoramento e publicámos e apresentámos dezenas de trabalhos científicos. Enquanto docentes universitários, uma das nossas funções é a valorização social do conhecimento através da interação com a sociedade. A publicação dos trabalhos que habitualmente fazemos não chega a todos e, por isso, resolvemos transformar aquilo que fomos aprendendo e ensinando durante a nossa carreira em algo que chegue à população em geral. Este livro surgiu para isso, para disseminar entre a população em geral a informação científica pertinente numa linguagem acessível. O que adianta conhecer e produzir ciência se não formos capazes de a transmitir?

Entrevista completa na Millioneyes 120.