Vasuma nascida da cumplicidade

A intensa ligação entre os amigos Jan Vana, Lars Malmsten e Steffen Sundelius fez o mercado eyewear usufruir de uma Vasuma muito especial. A marca nascida em Estocolmo, na Suécia, tem como centro os intensos anos ’50 e ’60, acrescidos de um sentido moderno, para delinear os formatos que apaixonavam os fundadores e para traçarem um novo horizonte na ótica.

Iniciada em 2005, a Vasuma trabalhou em contraciclo criativo em relação ao que as marcas faziam na época, reavivando a cultura popular e apelando à exaltação da singularidade de cada indivíduo. É da mente inventiva de Jan que nascem as ideias e os desenhos, enquanto Steffen trata de os expor ao mundo de forma original. Na frente das operações está Lars que lidera a produção. Trabalham a partir do “coração” de Estocolmo, num incrível edifício do século XV com quatro andares onde reúnem o armazém, showroom e escritórios, a poucos metros do castelo real sueco. Daqui a Vasuma segue para mais de 20 países. Apesar de quase duas décadas de óculos em nome próprio, estes três companheiros têm sempre os olhos no futuro. Isso está comprovado em todas as estratégias sustentáveis que aplicam nas diferentes facetas do seu trabalho e também junto dos fornecedores que os acompanham, tanto nos acetatos como nos metais, e garantindo a durabilidade dos seus modelos.

A equipa da Vasuma está ainda envolvida em iniciativas de responsabilidade social, nomeadamente a Óculos para Refugiados, que visa ceder peças aos Sírios fugidos da guerra e que chegam à Suécia. Têm ainda uma parceria com um designer de interiores conterrâneo que faz candeeiros com os restos das amostras de acetato e de óculos para serem leiloados em prol da organização Anti-ódio cibernético. E não se detêm no passado no que diz respeito aos desenhos de óculos. Recentemente lançaram uma proposta muito especial na área da ótica desportiva em colaboração com a marca sueca dedicada aos atletas, YMR Track Club, resultando num surpreendente Massanella.

O que faltava no mercado da ótica que vos fez avançar nesta aventura chamada Vasuma?

Sentimos que faltava algo pessoal e criativo na realidade. Quando começámos, o peso das grandes marcas desenvolvidas pela Safilo e Luxottica era ainda maior.

E qual é o significado de Vasuma?

É um jogo feito com os nossos últimos nomes: Jan VAna, Steffen SUndelius, Lars MAlmsten.

Quantas marcas suecas vos acompanham no mercado hoje em dia?

Atualmente já se contam algumas, mas a realidade não era esta quando começámos. Aliás, muitas dessas insígnias podem dizer que abrimos caminho para marcas novas e independentes emergirem.

De facto, em 2005 o setor eyewear era muito distinto do que é atualmente. Foi fácil estabelecer uma marca independente?

Para sermos honestos, sentimos que tudo foi bastante fácil, visto que na altura éramos praticamente só nós. Lançámo- nos no mercado com a mente e o coração abertos e humildes pelo facto de que, na realidade, não conhecíamos o negócio.

Entrevista completa na Millioneyes 125