O COO da marca austríaca partilhou com a Millioneyes as estratégias que levam a Silhouette ao topo do ranking nas práticas sustentáveis. Na sua busca incessante pelo minimalismo máximo, as práticas amigas do ambiente fazem parte do ADN da marca desde a fundação. Atualmente ganham um novo impulso perante as ferramentas mais avançadas à disposição. Thomas Windischbauer avança que a Silhouette vai muito além de óculos premium. É uma casa onde a natureza e a humanidade são centrais e que assume o compromisso da sustentabilidade na sua expressão primordial.
Desde quando implementou a Silhouette medidas para se tornar uma empresa amiga do ambiente?
Se olhar para o passado histórico da companhia, podemos dizer com orgulho e honestidade que temos operado de forma sustentável há mais de 60 anos, mesmo não havendo na altura uma palavra para esta corrente quando a empresa foi fundada. Desde o lançamento que as operações de negócio responsáveis foram integradas nas aspirações da Silhouette, para garantir aos nossos clientes qualidade premium e serviço. Isto era de enorme importância para os criadores da empresa. A sustentabilidade influenciou cada decisão que a Silhouette empreendeu e tem sido desenvolvida de maneira consistente ao longo dos anos. Continuamos a defender essa crença profundamente enraizada para dar seguimento ao caminho iniciado pelos fundadores e, claro, levar o conceito premium para um novo nível. Uma expressão muito importante entre nós é a “VISÃO” a longo prazo. Temos um administrador de Responsabilidade Social Corporativa (CSR na sigla em inglês) na nossa sede que investiu os últimos cinco anos no aperfeiçoamento da nossa estratégia CSR e a incorporá-la em todas as áreas da empresa. Nós trabalhamos em proximidade com o administrador semanalmente para coordenar todas as agendas CSR, monitorizando o sucesso contínuo dos objetivos de sustentabilidade definidos.
Todo este processo de “pensar verde” envolve a equipa de design?
Claro que sim! A Silhouette está comprometida com o minimalismo e intemporalidade – usando o mínimo de recursos possível. Isto pressupõe um certo entendimento em termos de forma, função e fabrico. Estamos a seguir uma filosofia de design minimalista que assenta na “redução ao máximo dos óculos”. Esta premissa conduz a nossa abordagem à produção de eyewear há décadas. De facto, todos os departamentos da nossa empresa, desde a design house, passando pela pesquisa e desenvolvimento e protótipos até à produção, contribuem para a nossa estratégia de minimização do consumo de materiais para todo o eyewear que criamos. Esta abordagem possibilita uma operação mais sustentável e mantermo-nos ao nível das exigências dos nossos clientes no que diz respeito a inovação, produtos de alta qualidade e recursos.
Entrevista completa na Millioneyes 115