Sílvia Freitas: o coração da Artefacto

A empresa dedicada à construção, reabilitação e decoração e com uma larga experiência no setor da ótica vai além do seu trabalho diário junto das empresas. A Artefacto tem cultivado uma faceta filantrópica, de “mãos dadas” com o grupo GrandVision. As empresas identificam-se na perfeição na corrida pelo anseio de ajudar e investem em causas e instituições, fazendo a diferença junto da comunidade, aligeirando a complexidade das vidas humanas e, acima de tudo, seguindo o coração. A Millioneyes quis saber mais sobre esta face da Artefacto e descobrimos Sílvia Freitas, co-proprietária da empresa. Mulher envolvida na agitação natural da vida empresarial, não consegue negar a vontade de ajudar e envolve toda a Artefacto nas causas que a movem. A nossa equipa teve a oportunidade de assistir no terreno a uma das ações empreendidas, precisamente no natal, e junto da Casa do Frei Gil no Porto. Envolvemo-nos, emoncionámo-nos e entendemos na perfeição este chamamento. Sílvia Freita admite mesmo que, não vê futuro sem responsabilidade social.

Como é que uma empresa chega a um ponto em que decide assumir responsabilidade social?

As ações de responsabilidade social que a Artefacto tem feito nos últimos anos em parceria com o grupo GrandVision são um grande orgulho para toda a equipa. Damos enorme valor à oportunidade de ajudar o próximo e, por isso, sentimos que o nosso legado não será apenas números.

E tem muito da assinatura pessoal da Sílvia.

Eu apenas acendi o rastilho. Facilmente todos entraram no espírito. Penso que, muitas vezes, só é preciso dar o primeiro passo. Acredito no ser humano e na sua capacidade de ajudar.

É um caminho que pensam seguir de forma continuada?

Estou convencida que o caminho da responsabilidade social vai continuar a fazer parte desta empresa. Haverá sempre uma “fatia do bolo” que vamos querer partilhar com quem precisa. Se calhar, aqui entra um bocadinho o meu cunho pessoal no sentido de escolher sempre causas que têm a ver com crianças. Com elas tenho aprendido imenso e sinto que recebo muito mais do que o que dou!

Que iniciativas têm já registadas?

Entre as várias ações destacam-se a casa Ronald McDonald, Casa do Frei Gil, Associação Somos Nós, Pedalar com Sentido.

E têm em curso um empreendimento especial.

Neste momento estamos com um projeto um pouco diferente do que tem sido o âmbito das nossas ações que é a área lúdica da Pediatria do Hospital de São João. Havia a possibilidade de sermos nós a fazê-lo se abdicássemos do lucro que poderíamos obter. Imediatamente aceitámos! Tem sido um desafio gigante, mas estamos todos a rebentar de orgulho por podermos deixar a nossa pegada e assim contribuir para um mundo melhor!

Entrevista completa na Millioneyes 104