A feira de Paris lança um convite irrecusável aos estudantes de design, ao abrir a 4.ª edição do Optical Design Contest. Mais do que um desafio, este concurso é uma plataforma para estimular a criatividade, desafiar convenções e moldar o futuro da ótica. Os estudantes interessados têm até junho de 2025 para se candidatarem e mostrar ao mundo como imaginam os óculos de amanhã.
Com o tema Óculos de Super-Heróis, a edição de 2025 desafia os participantes a explorar o potencial transformador dos óculos, para além da sua função tradicional. As propostas deverão destacar- se pela capacidade de melhorar a visão e expandir a perceção do mundo, transformar o ambiente que nos rodeia, redefinir os óculos como uma tecnologia poderosa, ultrapassando a sua identidade como mero acessório de saúde. Os estudantes de design de todo o mundo são encorajados a apresentar criações ousadas, que transcendam a função prática dos óculos para os transformar em verdadeiros instrumentos de inovação e reinvenção da forma como vemos o mundo.
O concurso está aberto a estudantes matriculados no 3.º, 4.º ou 5.º ano de cursos de design, de qualquer parte do globo. Os projetos podem ser submetidos individualmente ou em equipa, e a data limite de submissão é 16 de junho de 2025. As candidaturas deverão ser feitas através de uma plataforma dedicada no site da feira.
Os finalistas anunciam-se em julho de 2025, e os protótipos serão exibidos na próxima edição do SILMO Paris, que decorre entre 26 e setembro, com o vencedor a ser lançado no primeiro dia do certame. O júri será presidido por Michel Penneman, conceituado designer e arquiteto de interiores belga, conhecido pelas suas renovações inovadoras de hotéis e pela mestria no uso da luz e da cor. E para além do reconhecimento internacional, o vencedor recebe um prémio de 10.000 euros, a ser dividido igualmente entre o autor do projeto e a sua instituição de ensino. Além disso, o projeto será destacado no SILMO Paris 2026, oferecendo uma visibilidade única no setor.
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