SILMO PARIS 2025: Onde o futuro ganhou forma!

Voltámos onde sempre fomos felizes, entre óculos, parceiros de longos anos e tanta criatividade. O SILMO Paris 2025 recebeu-nos em perfeita agitação e tanta luz, os expositores mais arrojados, novas marcas e as insígnias de sempre com projetos nunca vistos. A sensação in loco foi claramente de sucesso e os números assim o confirmaram. E de facto, entre 26 e 29 de setembro, no fabuloso complexo de Paris Nord Villepinte, o mercado mundial da ótica expressou o melhor de si. Corredores coloridos revelaram design disruptivo, tecnologia surpreendente, soluções em serviços arrojadas e tantos rostos sorridentes que dinamizaram cada jornada e tornaram os negócios fluídos e proveitosos. Foi também um ano em que os icónicos prémios SILMO d’Or foram “menos franceses”, o que mereceu um aplauso dos mercados internacionais que seguem esta feira todos os anos. A festa, essa, teve o glamour incontornável de uma Paris das luzes e do amor. Siga-nos neste SILMO 2025!

A edição deste ano contabilizou 33.358 profissionais, uma subida de 6,5 por cento em relação ao SILMO “olímpico” de 2024. Deste número total, 52 por cento foram visitantes de fora de França e 48 por cento provenientes do país de origem da feira. Mais de 900 empresas apresentaram o seu savoir-faire e as suas inovações em 75 mil metros quadrados de espaço de exposição. A razão da afluência? Um programa intensivo, que condensou todas as conquistas do setor em quatro dias de certame.

Entre os momentos apelativos estiveram as rubricas do Silmo Next, nomeadamente a Futurologia e Village Tech onde a Inteligência Artificial dominou o palco principal. Trata-se do elemento mais preponderante na transformação da ótica, tanto ao nível dos produtos, das consultas de saúde visual e ainda na gestão das empresas. Houve ainda espaço para a “construção” de um ponte entre tecnologia e prática profissional, num convite aos participantes a imaginar o futuro do mercado. O Fórum Tendências foi uma autêntica imersão nas formas, cores e materiais que moldam os óculos contemporâneos. Uma seleção criteriosa de armações óticas e solares das coleções dos expositores ilustrou as orientações estilísticas e confirmou este espaço como essencial para captar o espírito do tempo e antecipar a estética de amanhã.

A sustentabilidade também deu cor ao SILMO 2025. A rubrica Foco RSE, em parceria com a agência de consultoria de Responsabilidade Social Empresarial (RSE) Hyssop, deu luz aos projetos e ideias que garantem um setor inovador e responsável. Claro que, os SILMO Talks e as Conferências do SILMO Academy são já passagens obrigatórias a quem está atento à conjuntura que constrói a envolvente da ótica. E no âmbito da academia da feira, foi atribuído um subsídio de 10 mil euros ao investigador grego Andronikos Chrysanthopoulos pelo seu projeto de Função de Acomodação numa População Caucasiana Saudável entre os 18 e os 28 anos.

Reportagem completa na Millioneyes 148