Mais tempo ao ar livre, um controlo precoce e lentes mais fáceis de usar foram algumas das recomendações e novidades que Riki Atias, investigadora israelita na área da miopia deixou num evento exclusivo que se realizou em Portugal e onde a Millioneyes marcou presença. Primeiro no Porto, depois em Lisboa. Riki Atias, chefe do departamento de investigação e desenvolvimento da miopia na Shamir Optical, fabricante de lentes oftálmicas, esteve em Portugal para falar das mais recentes novidades na área da miopia infantil.
Com as salas cheias nas duas cidades, a israelita falou para uma plateia atenta e interessada nas mais recentes lentes do grupo ótico – as Shamir Optimee. O que fazer com a miopia infantil? foi o tema do encontro que contou sobretudo com a presença de optometristas e alguns médicos. Riki Atias chegou com a missão de apresentar as lentes ao maior número de pessoas possíveis em Portugal, sobretudo a optometristas, mas acima de tudo com a vontade de que o controlo da miopia em Portugal seja maior após a sua passagem.
E para isso, apresentou os resultados de 24 meses de estudo e as novas lentes Shamir Optimee para crianças. Um estudo onde participaram crianças de várias idades, mas de onde algumas tiveram de desistir por causa da guerra. “Quero desacelerar a progressão da miopia o mais possível com as nossas lentes” reforçou Riki Atias à Millioneyes ainda antes do evento exclusivo começar. “No Extremo Oriente, a miopia é mais uma doença e queremos que esta doença chegue lentamente à Europa e ao resto do Mundo. Há muita miopia”, reconheceu a investigadora que há mais de 20 anos se dedica a esta área.
Reportagem completa na Millioneyes 141