A HOYA Vision Care apresentou, através da voz da investigadora Carly Lam, do Centro de Investigação da Miopia da Universidade Politécnica de Hong Kong, os resultados do estudo clínico de acompanhamento de seis anos sobre as lentes oftálmicas MiYOSMART, em 90 crianças. Estas conclusões foram expostas na conferência da Association for Research in Vision and Ophthalmology (ARVO) de 2022, em Denver, Colorado, nos EUA, e reforçam os dados já demonstrados do anterior estudo de seguimento do terceiro ano, que se seguiu a um ensaio duplo-cego, aleatório e controlado de dois anos.
Ficou provada com grande evidência a eficácia da lente em abrandar a progressão da miopia em crianças entre os 8 e 13 anos. Ambos os estudos clínicos foram publicados no British Journal of Ophthalmology.
Nas palavras de Natalia Vlasak, Diretora Global de Assuntos Médicos e Científicos da HOYA Vision Care: “Este estudo clínico de seguimento de seis anos da lente oftálmica MiYOSMART – o estudo mais longo realizado sobre uma lente oftálmica para a gestão da miopia – mostra que a eficácia é sustentada ao longo do tempo, e isso é uma notícia emocionante. Estamos muito satisfeitos porque este estudo clínico demonstra que não há efeito ricochete se a utilização da MiYOSMART for interrompida.”
MiYOSMART, a lente oftálmica patenteada e galardoada
Desde o seu lançamento em 2018, a MiYOSMART da HOYA já é utilizada por milhões de crianças em 30 países. Esta lente, apoiada por diferentes estudos clínicos, foi desenvolvida em colaboração com a Universidade Politécnica de Hong Kong. Beneficia da tecnologia DIMS, que altera a superfície e incorpora pequenos segmentos que vão causar um desfoque miópico que tem influência no crescimento axial, segundo os estudos que estão publicados. Além disso, uma das suas grandes vantagens é que, em termos estéticos, é igual a uma lente unifocal standard. Isto para uma criança em idade escolar é fundamental para adesão ao tratamento e tão importante para que a miopia não avance.
A lente MiYOSMART, foi galardoada com o Grand Prize, Grand Award e a Gold Medal na 46ª Exposição Internacional de Invenções de Genebra, em abril de 2018. Em outubro de 2020, a lente recebeu o Prémio Silmo D’Or na Categoria Visão no salão internacional de ótica Silmo, em Paris.