Esta casa bem portuguesa inspirou-se num exemplo nacional da ótica, a Casa Londres, para “nascer” e prosperar. Nisso e na vontade dos fundadores em elevar a presença de marcas originais e com altos padrões de inovação em Portugal. A London House Premium de Ricardo Nunes desenvolveu-se no backstage da pandemia, para se lançar em 2022, sob o brilho da marca eyewear italiana Lightbird. Numa partilha de valores e sonhos, as duas empresas levam as mais-valias desta insígnia moderna e exclusiva aos óticos portugueses, mas a London House Premium “escreve-se” em mais linhas e projetos. Está já na calha a entrada da histórica Giorgio Nannini no mercado luso e antecipam-se mais “histórias” em forma de óculos únicos para colorir o intenso setor português. A expansão além fronteiras também é um desafio assumido pelo novo distribuidor, que tem no seu core levar longe as marcas que enchem as lojas de ótica de grandes conceitos.
A criação da London House Premium vem no seguimento da “explosão” de marcas independentes no horizonte global do eyewear.
Sim, de alguma forma. A London House Premium é sobretudo um distribuidor de marcas independentes. São estas marcas que arriscam e inovam e trazem algo de diferente para o mercado. A nossa aposta é sobretudo na qualidade e nos independentes reside o nosso foco.
Fale-nos do percurso desta casa. Quando foi criada?
A London House Premium ou LHP é uma startup, iniciada há um ano. Fizemos um trabalho nos bastidores de alguns anos com diversos contactos, reuniões de trabalho e estudo de mercado. Devido à pandemia, só na Mido em 2022 iniciámos finalmente este projeto.
Que objetivos têm desenhados para a empresa?
Queremos proporcionar ao óticos portugueses marcas dinâmicas, credíveis e inovadoras. Como distribuidor emergente, estaremos concentrados num tipo de empreendedores que esteja em sintonia com a nossa filosofia de trabalho e produto. Não queremos, nem conseguimos, chegar a todos.
Quem são as pessoas que compõem a London House Premium?
Somos poucos, mas motivados e empenhados. Sou eu que dou a cara ao projeto e a Katia Ruivo que acrescenta imenso à LHP com os seus conhecimentos (é licenciada em Optometria pela Universidade da Beira Interior) e contribuiu com um toque feminino especial. Temos ainda uma equipa de comerciais, um financeiro e, como não poderia deixar de ser, uma equipa de comunicação e imagem em outsourcing.
Têm já novos desafios alinhados com outras marcas?
Posso adiantar em primeira mão que sim. No nosso portefólio vamos contar com a marca Giorgio Nannini, da mítica fábrica Italiana de Reggio Emilia, criada em 1954.
E quais são os sonhos para a London House Premium? Nós só sonhamos com um intuito: tornar o sonho realidade. A exportação para os mercados PALOP e América Latina em breve vai espalhar as nossas representações diferenciadas a essas paragens.
Entrevista completa na Millioneyes 121