Previsão de Tendências: Estratégias vencedoras para um futuro sustentável

“As consequências do aquecimento global tornaram-se incontornáveis. A mais recente estimativa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas prevê que as temperaturas ascendam mais 1,5 graus do que os níveis pré-industriais, nos próximos 20 anos. A organização declara que isto significa: mais ondas de calor, mais inundações, mais secas e mais extinções de plantas e animais. A sustentabilidade já não é um conceito abstrato.

Os governos, os negócios e os cidadãos estão a usar a agitação provocada pela pandemia como uma oportunidade para reiniciarem. Isto está intrinsecamente ligado com o investimento numa maior sustentabilidade e equidade. Para as marcas, representa uma imensidão de oportunidades, mas também grandes riscos, para quem não acompanha os novos tempos. Este artigo providencia ferramentas para prosperar neste período de transição, destacando os perfis de consumidores a quem se dirigir agora”, avançou Carla Buzasi, CEO da empresa de previsão de tendências WGSN. Acrescentámos ainda uma secção sobre óculos especificamente e sobre a parte da indústria que segue na frente da proteção do ambiente, para que se prepare na sua ótica para o comprador que é cada vez mais omnipresente e exige diferenciação.

Nós na Millioneyes partilhamos o sentido positivo desta empresa de análise dos mercados. Os últimos dois anos testaram toda o setor da ótica de forma feroz, mas também provaram a enorme capacidade de transformação de um segmento que na passada década se redesenhou em diversas ocasiões. Aliás, tanto o marketing da indústria como a imagem das lojas sofreram mutações profundas para se expressarem numa linguagem apetecível a um consumidor que se transforma rapidamente, ao ritmo do desenvolvimento tecnológico que nos envolve. Continuamos, por isso, a demanda pelas ideias que podem produzir futuro, prosperidade e união. É urgente um pensamento global de proteção dos recursos que temos à nossa disposição, é urgente sentirmos a necessidade de mudança, é uma necessidade transformarmos a formação dos consumidores no sentido da sustentabilidade. Deixamos aqui o segmento deste estudo que incentiva a um novo plano de ação, a um novo levantar de braços, em direção ao sucesso.