O retalho físico está de volta!

Acompanhando o ritmo das movimentações dos mercados, ouvimos as conclusões dos estudiosos da prestigiada analista WGSN sobre o retalho. É ainda a área central da ótica portuguesa, onde os empresários e especialistas melhor acompanham os seus clientes e onde conseguem transmitir todas as novas tecnologias e a magia das melhores marcas eyewear. Por isso, quando ouvimos falar de novas tendências de retalho para 2024, quisemos perceber se o vaticínio negativo anunciado com o advento do comércio digital continua a desvanecer.

A conclusão é segura: as lojas ganham força. A prova disso está no enorme investimento das maiores marcas do mundo nos espaços icónicos dos mais movimentados centros urbanos do mundo. Claro que, há cada vez mais respostas no e-commerce com base em tecnologias que se desenvolvem a uma velocidade inacreditável. No entanto, estas vantagens do ambiente digital estão a ser usadas nas lojas físicas de forma astuciosa, como apelo. Em Portugal, as lojas de ótica têm sido exemplares no seu serviço de proximidade e até pioneiras nas estratégias de fidelização pela humanidade. Portanto trazemos aqui novos caminhos para perpetuar este pilar de relações humanas e comerciais, onde a saúde visual está no centro.

Em 2024, a abertura de lojas ultrapassou os encerramentos pela primeira vez há mais de uma década. No entanto existem dados contraditórios nos comportamentos de consumo, com a diminuição da compra de produtos e serviços considerados essenciais, para se valorizar mais experiências caras, como bilhetes de concertos. Numa exposição moderada por Joe McDonell, diretor de informação da WGSN e exposta pelas especialistas em retalho, Laura Saunter, estrategista sénior, e Candice Medeiros, estrategista, desfilou- se a atualidade das lojas físicas e as tendências de futuro.

Artigo completo na Millioneyes 135