A Millioneyes conhece a Götti “pelo primeiro nome”. A marca fascinou-nos desde que nos envolvemos com a ótica e fomos de propósito à Suíça, em 2014, brindar os 20 anos de criatividade desta casa especial. Claro que, há um homem na base desta longa história de 28 anos. Sven Götti começou por ser técnico de ótica, depois optometrista e finalmente aproximou-se da sua vocação ao abrir a Niederer+Götti, na maravilhosa cidade suíça de Lucerna, onde nos convidou a sentir a paixão Götti. Nesta ótica minimalista traçou e lançou a sua primeira coleção de óculos. Foi o trampolim que o fez saltar para o mundo. O amigo Niederer, com quem abriu a loja, teve que prosseguir sozinho o negócio, porque Sven quis abraçar o mundo. Um novo parceiro surgiu, com a leveza ideal para propagar a insígnia. Felix Moreno (na foto) tornou-se, por isso, num dos líderes da marca. O rigor com que desenvolvem a Götti permite-lhes levar a coleção a muitos mercados internacionais. Portugal está neste mapa privilegiado sob o trabalho de Nuno Silva. O homem forte da Götti em Portugal falou-nos desta conquista, da alegria de trabalhar com uma marca topo de gama e com uma equipa de sonho.
O que foi necessário para poder ser o rosto português da Götti?
Quando me lancei nesta colaboração, identifiquei-me totalmente e de imediato com toda a equipa que integra a marca suíça. A minha vontade de trabalhar um produto especial, aliado à experiência e conhecimento que tenho no setor fez com que fosse uma relação em crescendo.
E o que lhe deu a certeza de que podia ser bem sucedido com esta marca em particular?
O facto de me rever completamente nos valores da Götti ajudou muito. Aliás, a marca cultiva um sentido de intemporalidade, um design muito particular, distingue-se das demais e, acima de tudo, compõe-se de uma equipa de pessoas extraordinárias.
Conte-nos os primeiros passos dados com a Götti em Portugal?
Nunca é fácil introduzir uma marca nova no mercado, principalmente quando falamos de marcas desconhecidas para o consumidor final. No entanto, no caso da Götti, a qualidade perceptível nos óculos está acima da própria marca e, por isso mesmo, a recetividade entre os profissionais tem sido muito boa.
E entre os consumidores finais?
Essa é uma pergunta muito pertinente, porque nos faz olhar atentamente para o trabalho incrível dos parceiros da Götti. Sem a sua capacidade e experiência, a extensão que hoje temos em Portugal não seria possível e estou muito agradecido.
Entrevista completa na Millioneyes 111