A primeira grande feira de ótica do ano arrebatou 21.500 visitantes, entre 12 e 14 de janeiro, no Centro de Exposições de Munique. Este resultado significou um crescimento considerável relativamente aos 15.500 de 2023. A organização declarou, por isso, um sucesso indubitável tanto pelo encontro de tantos protagonistas do mundo da ótica, como pelo êxito das vendas dos expositores. De realçar ainda a comunicação de novas tendências, inovações e inspiração em novos formatos, graças ao programa de apoio da feira que contribuiu para um espírito vencedor.
A atmosfera entusiástica que se sentia fisicamente nos pavilhões ao longo dos três dias da feira foi o resultado da estreita cooperação entre a equipa da opti, os expositores e os representantes da indústria no decorrer de 2023. E os números de participantes refletiram este triunfo. Os visitantes vieram de 70 países, atraídos pela diversidade presente na opti. A organização promoveu inquéritos no terreno, apurando que quem esteve na opti 2024 a classificou de muito positiva.
Os quase 390 expositores de 28 países representaram todo o universo do setor, desde maquinaria e mobiliário de loja até lentes de contacto e oftálmicas, passando pelos fabricantes de armações até às principais marcas da indústria e aos designers independentes. As avaliações dos expositores são praticamente imbatíveis: 94,5 por cento de todos os expositores classificaram a qualidade dos visitantes nos seus stands como boa a muito boa em termos de interesse nos produtos.
“A opti continua no seu curso de sucesso! O feedback dos visitantes e expositores em muitas conversas confirmou que o nosso conceito de feira e a data em janeiro estão absolutamente certos. A estreita cooperação e o desenvolvimento de um conceito conjunto com todos os intervenientes ao longo do último ano foram cruciais para o sucesso do evento. É ótimo ver como a comunidade opti ama a sua feira e acredita nela – o sentido de comunidade é o que tornou este sucesso possível!” disse Cathleen Kabashi, líder da opti.
Dieter Dohr, presidente do conselho de administração da GHM Gesellschaft für Handwerksmessen mbH, a entidade que organiza o certame, enfatizou: “Estou emocionado! A atmosfera foi incrível, a alegria da indústria era palpável. Os visitantes queriam vivenciar a sua feira novamente e conseguiram. A opti serve como uma bússola para a indústria na Alemanha, Áustria e Suíça ao projetar a sua gama de produtos e fornecer orientação para o ano comercial como um todo. Durante este fim de semana de janeiro, a opti colheu o sucesso que semeou ao longo dos últimos doze meses através do diálogo com a indústria, mesas-redondas, observação e desenvolvimento conjunto.”
Artigo completo na Millioneyes 130