O grupo de óticas quer dar nova vida aos óculos usados com uma ambiciosa campanha de recolha. Os modelos conseguidos integram a missão Olhar por Moçambique, que se realiza em Outubro em parceria com a organização não governamental para o desenvolvimento, Helpo.
Ou seja, no mês da visão a Helpo de Moçambique dedica duas semanas à população de Nampula, realizando rastreios visuais para identificação de necessidades de correção nas escolas das comunidades onde a organização trabalha. A iniciativa passa, claro, por oferecer óculos graduados às crianças que deles necessitem. Este apoio estende-se às respetivas famílias.
A MultiOpticas vai também desenvolver uma parceria com a Universidade de Lúrio onde existe o curso de optometria, integrando alunos do último ano nas ações de rastreio e culminando na oferta de duas bolsas de estágio em Portugal a alunos do terceiro ano. Desta missão participa ainda André Leonardo, jovem empreendedor e promotor do empreendedorismo que irá dar palestras de incentivo na universidade local.
“A visão é cada vez mais reconhecida como um problema de saúde mundial. Nós defendemos que o papel das empresas na sociedade tem de ser cada vez mais ativo, estamos focados em muito mais do que a transação comercial e muito ligados a esta crise mundial. Há muito que o fazemos. Nos últimos cinco anos realizámos mais de 20 mil rastreios em comunidades necessitadas, apoiamos instituições como a Helpo e a Cáritas ou a Associação Jorge Pina, temos um espaço na Kidzânia que ajuda a desmistificar o papel do optometrista e a chamar a atenção para a importância da saúde visual”, enalteceu Rui Borges, CEO da GrandVision Portugal.