Millioneyes embarcou numa jornada, em junho, ao coração de uma das mais emblemáticas marcas de óculos francesa. Em dois dias absorvemos o ar puro das montanhas que viram nascer e desenvolver-se com sucesso ao longo de quatro gerações uma Morel alimentada por paixões e valores assertivos. Envolvemo-nos na pequena comunidade francesa que deseja o melhor desta casa familiar. Embrenhamo-nos nas instalações onde tudo acontece, desde as ideias, às comunicações, até à embalagem que vai levar os óculos Morel para todo o mundo.
E logo entre o aeroporto na Suíça até à região de Jura seguimos em conversa com Francis Morel, o mais velho dos três irmãos, Jérôme e Amelie, que gerem a companhia, numa descoberta de particularidades que tornam a empresa num centro de união: as promessas que passam de geração em geração para manter o património basilar da família, a solidariedade e carinho para com as pessoas que ali vivem e o orgulho de serem franceses e pertencerem ao centro nevrálgico da ótica. Quando nos despedimos, ouvimos na viagem de regresso à Suíça de um colaborador antigo e português o quanto significou para a sua vida a integração numa casa como a Morel. No meio da floresta, entre montanhas ficou uma marca que aporta ao mercado essa dimensão especial que vai para lá dos números e se constrói da paixão de uma equipa dedicada.
A iniciativa Press Days reuniu jornalistas de toda a Europa em plena região montanhosa de Jura, na França. No centro deste encontro esteve, claro, a Morel, ecoando uma história de 143 anos, a assunção de novos desafios, nomeadamente a retoma da produção in-house e as vantagens na escolha de uma marca familiar em crescendo no futuro. O grupo de imprensa passou a jornada de 15 de junho na sede da Morel, entre montanhas e óculos, literalmente.
Entre as paredes da empresa, a equipa Morel move-se dinâmica, para nos receber e para manter o funcionamento normal da fábrica. Seguimos Amélie, Jérôme e Francis pelos meandros da empresa. São a atual geração dirigente dos destinos da marca, com ponto assente num futuro que os desafia a alcançar novos caminhos. E foi Amélie, que assume ainda a presidência de um dos maiores certames internacionais da especialidade, o SILMO Paris, que reforçou as boas vindas à comitiva convidada.
Naquele que é o atual ginásio da empresa, lado a lado com a natureza que se mantém bravia para hospedar as abelhas inseridas no complexo Morel, a líder falou da sua empresa, hoje assente em três pilares essenciais: o produto, a distribuição “Jules Morel iniciou tudo em 1880 e hoje temos a quarta geração da família em ação com a Amélie, o Jérôme e o Francis. No fundo, Jules acompanhou tantas outras pessoas que começaram a fazer óculos na região de Jura, para compensar os duros invernos da região. A população, que maioritariamente vivia da agricultura, precisava de outra fonte de lucro e começaram a produzir óculos. Foi assim que arrancou a indústria, detalhou a representante da Morel.
A história de Jules foi prosseguida por Marius Morel que deu dimensão à empresa num sentido industrial, com a compra de uma fábrica e de máquinas. A Morel sempre teve dimensão internacional, com Jules a descer as montanhas até à Suíça para vender os seus óculos e seguido de Marius que enviava óculos para toda a Europa. A geração de Jacques Morel, é que assumiu a responsabilidade de adicionar um sentido mais comercial à Morel, com uma visão mais virada para o marketing e ainda mais global. “A atual geração fica marcada como aquela que se dedicou mais ao design. Jérôme é na realidade designer. É também a geração que assumiu um compromisso sério na preservação da vida e do planeta”, acrescentou Barbara na sua apresentação.
“Atualmente somos 92 pessoas na sede e, em França, se adicionarmos representantes, somos cerca de 120. No total, em todo o mundo a Morel tem 250 colaboradores. Temos orgulho em envolver profissionalmente tantas pessoas.” Barbara Hébert falou ainda da reconquista da produção própria, iniciada em novembro de 2022, como forma de transmitir o know-how de como se produzem as armações, pois muitas das fabricantes da região desapareceram e os conhecimentos perdem-se. A ambição da Morel assenta na produção de 50 mil armações no primeiro ano, envolvendo apenas cinco colaboradores, e as perspetivas são de ultrapassar esse objetivo. “Queremos ser reconhecidos como a próxima ao ótico e o meio ambiente. “As nossas raízes estão no coração de Jura e temos muito orgulho da natureza que nos rodeia.”
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