Uma década de muitas revistas, de ligações pessoais preciosas e de tantas aventuras é o marco que atingimos em 2022. A Millioneyes nasceu sob o ímpeto de duas mulheres da comunicação que se renderam à ótica…e aos óculos. Em cada ano que atingimos mais um aniversário celebramos sempre as pessoas, as palavras, as imagens e a eternidade de cada edição. Tudo isto durante diferentes contrações da sociedade, entre as quais recessões económicas, grandes desafios sociais, um ataque sem precedentes à nossa forma de vida com a pandemia global, uma guerra em plena Europa que nos abala na nossa base e, mais pessoalmente, a perda de quem nos dava forma pelas imagens. E se há um elemento que tem, mesmo perante tudo isto, um percurso ascendente em criatividade e apelo são os óculos.
Claro que, estes são apenas os episódios da nossa geração. Os óculos já nos “servem” e fascinam há séculos, desde que o homem cresceu em aperfeiçoamento e exigência. Decidimos então desafiarmonos e dar espaço à nossa “musa” desde 2012, elegendo os óculos que nos fizeram estremecer de júbilo em cada um dos anos que trabalhámos a atualidade da ótica. Parabéns à nossa equipa pelo rigor em cada edição, parabéns ao setor por ser tão fascinante e fazer das nossas páginas redutos de atração, parabéns aos criativos por nos apaixonarem, parabéns!
Quando congeminámos o nascimento da nossa empresa, num conluio muito intimista entre duas mulheres inquietas, fizemo-lo já apaixonadas por óculos. Para uma, amor à primeira vista, sinónimo de sol e afirmação, para outra uma necessidade que se transformou em atração, graças às milhares de conversas e aprendizagens entre os melhores profissionais do mundo e à introdução à criatividade independente. Na realidade, deixamo-nos envolver pela voz de quem transforma matéria em janelas para um universo mais nítido e sereno. São o melhor atrativo para os consumidores, sem dúvida. E se começou por ser o milagre de quem tem dificuldades visuais, hoje é a mensagem da nossa expressão pessoal e artística e tem no ótico o seu melhor aliado.
Estará, neste momento, a pensar que a ótica é, sem dúvida, muito mais do que óculos, mas estes são o seu mais valioso porta-estandarte. Sobre este objeto versam-se artistas, designers, arquitetos, desportistas, artesãos e todos os que ousam sonhar. E nós também sonhámos naquele janeiro de 2012 sobre uma comunicação que pudesse honrar toda a magnitude dos óculos. Nascemos como páginas a preencher pelos protagonistas da nossa história recente de vida. Como homenagem a estes dez anos inundados dos melhores óculos de sempre, fizemos o exercício mais difícil do nosso percurso: escolher os modelos que nos fizeram vibrar em cada período. E o mais complexo não foi a pesquisa pelas peças, mas conseguir escapar ao fascínio de cada história, contada com tanto entusiasmo e energia.
Voltamos a sublinhar que na ótica estão as melhores pessoas do mundo e que recortam pedaços especiais da sua alma, para tornar um objeto numa espiral de sedução. De 2012 a 2022, destacámos uns óculos por ano, pela nossa história pessoal com eles, pelas memórias que nos ativaram, pelas jornadas de felicidade com eles no rosto. No fundo, trata-se de uma história de amor, com muitos formatos e tons, que nos tornou mais felizes, que transmitiu mensagens de poder e individualidade a quem se cruzou connosco neste caminho de uma década e que nos fizeram sonhar todos os dias até hoje. Obrigada por estar aí, temos a ótica em nós!