Mikael Eriksson: smart glasses e o mundo dentro dos óculos !

O desenvolvimento de óculos inteligentes começou com furor e foi-se esvaindo em algumas impossibilidades técnicas. A SKUGGA Technology AB, porém, pegou no conceito de uma forma distinta e assertiva. Primeiro, garante um produto avançado tecnologicamente mas também bonito, ao serviço das mais exigentes marcas de moda e design. Segundo, não avança sobre impossibilidades, mas sobre a ciência. A empresa tecnológica baseada na Suécia já está na frente neste segmento com a criação de um pequeno módulo inteligente para óculos em linha com as mais recentes tendências. Permite o acesso imediato aos dados de sensores ambientais e de movimento Bluetooth, tem LEDs para notificação e navegação, além da ligação a um potencial mundo de aplicações que rastreiam fatores externos e de saúde. É a rutura com os primeiros exemplares pouco apelativos destes produtos eyewear. O interesse da indústria está a crescer, na medida da ligação cada vez mais íntima dos consumidores às tecnologias e aos respetivos gadgets. A prova disso está no acordo entre a SKUGGA e a McLaren Vision e L’Amy Luxe para criação de uma edição avant-garde de óculos de sol “do futuro”. A SKUGGA baseia a sua visão numa equipa que tem mais de 15 anos de experiência em desenvolvimento avançado de produto e no apoio a projetos nas áreas de design de produto, engenharia mecânica, mecatrónica, IoT e otimização de produto. Em discurso direto apresentamos Mikael Eriksson com as suas considerações para este novo episódio que se abre na indústria da ótica.

O que se pode esperar do mundo dos óculos inteligentes?

Na SKUGGA acreditamos que os óculos inteligentes vão proporcionar muitas oportunidades e capacidades diversificadas no futuro próximo. Porém, claro, existe um caminho a seguir! Como um aparelho funcional, os smart glasses precisam de ser desenhados para garantir ao usuário uma série de benefícios reais e funcionais. Na nossa opinião, os óculos inteligentes vão ter um papel importante em assistir-nos nas nossas tarefas quotidianas, monitorizando a performance do nosso corpo e o ambiente que nos circunda. Posteriormente, haverá visualização e proveitos à visão real com informações adicionais e relevantes através da realidade aumentada avançada e aperfeiçoada.

E como todo este novo movimento afeta o retalho da ótica?

Os óculos inteligentes são já uma realidade e uma parte crescente do negócio dos óculos – serão também importantes os novos canais de venda, no online e no mercado de massa. Como um aparelho funcional, os óticos retalhistas de muitos dos países europeus representam a “peça central” para a adaptação das lentes de prescrição no mesmo. Por tudo isto, é possível e provável que estes profissionais precisem de evoluir e desenvolver os seus conhecimentos e serviços para proporcionarem o seu valioso apoio aos consumidores deste segmento, muito em breve. Os compradores de todas as idades estão muito bem informados hoje em dia e precisam de conselhos de especialistas que os possam conduzir pelas diferentes opções e escolhas que se adaptam as suas expectativas e necessidades.

Em que está a SKUGGA a trabalhar neste momento?

O nosso foco está no crescimento da nossa equipa para se implementar na totalidade as nossas inovações smart ainda em 2022, incluindo a dinamização da nossa colaboração pioneira com a McLaren Vision e L’Amy Luxe. Os nossos planos estão a concretizar-se e estamos muito concentrados no nosso crescimento orgânico.

Entrevista completa na Millioneyes 110