MIDO 2025: O foco nos humanos!

A grande feira internacional de Milão lançou a nova campanha de comunicação, captada pelo fotógrafo alemão, Uli Weber, famoso por captar personalidades desde Sting até Kate Moss. Para a MIDO, o Uli Weber transmite o regresso aos valores da criatividade humana. E enquanto as imagens poderosas da feira circulam todos os meses, já se pode efetuar o registo para a edição de 2025, que acontece na Fiera Milano Rho, de 8 a 10 de fevereiro.

A campanha Refocusing on Humans quer destacar a criatividade humana e a sua capacidade artesanal de criar beleza. Já em 2023, quando se falava imenso de inteligência artificial (IA) mas poucos a utilizavam efetivamente, a MIDO lançou a inovadora campanha “Spheres – The Eyewear Universe”, a primeira na indústria a usar IA para criar imagens.

Agora, enquanto muitos aplicam essa tecnologia, a MIDO antecipa uma necessidade urgente, já claramente percebida na sociedade: relançar a inteligência humana e a sua capacidade de gerar novas ideias. Com esses objetivos, a direção criativa da campanha foi, pelo terceiro ano consecutivo, confiada a Max Galli, em colaboração com o Mixer Group. “Imaginei uma ideia de beleza que pudesse emergir do saber palpável e material que apenas os corações e as mãos dos verdadeiros artesãos da ótica sabem transmitir,” observou Max Galli. “Uma mensagem visual e conceptual que se distancia da artificialidade das muitas inteligências que povoam a nossa realidade e devolve aos humanos o papel central.”

Assim, surgiu a ideia de colaborar com o fotógrafo artístico Uli Weber, conhecido internacionalmente pelo seu trabalho cativante nos mundos da moda, publicidade e retrato. Alemão de nascimento, Weber aperfeiçoou a sua arte em Itália, onde desenvolveu a capacidade de criar imagens profundamente dramáticas que combinam mistério, romantismo e glamour. As suas fotografias são mundialmente reconhecidas no campo das Belas Artes e já foram exibidas em museus de renome internacional.

 

Artigo completo na Millioneyes 138