MIDO 2022: O primeiro capítulo depois de 50 anos de feira!

Entre 30 de abril e 2 de maio a feira internacional de Milão, MIDO, voltou a “abraçar” a indústria da ótica global. “Tivemos visitantes de qualidade de todo o mundo, motivados pela vontade de fazer negócios e encontrar os players do setor. Depois de termos festejado os primeiros 50 anos, a partir de hoje, escrevemos um novo capítulo, todos juntos”, assinalou o presidente Giovanni Vitaloni. Acima de tudo, houve reencontros, energia, entusiasmo e otimismo, a receita perfeita para enfrentar uma recuperação muito esperada do setor eyewear.

A organização contabilizou 22 mil presenças na MIDO 2022, um resultado que ultrapassou asexpetativas estabelecidas à partida. E para situar o leitor, relembramos que a MIDO realizou-se pela última vez em 2019, ainda antes da pandemia pelo novo coronavírus, e na altura celebrou um recorde de visitantes, fixado em 59,500 profissionais. Ou seja, 2022 é quase um recomeço sobre uma história de meio século de feiras em nome da ótica. Aceitaram este desafio 660 empresas expositoras, provenientes de 45 países, que animaram os cinco pavilhões e oito áreas de exibição, dinamizados pelos visitantes de 50 países. Registou-se ainda uma participação importante nos meios online, ligados à plataforma B2B, desenvolvida precisamente para quem não se pôde deslocar a Milão e quis viver o evento em direto. Foram responsáveis por mais de dez mil conteúdos entre publicações e histórias e que superaram o milhão de impressões. Os “braços” da MIDO alargaram-se ainda à MIDOTV, onde se transmitiram 77 vídeos, disponíveis em direto no Youtube.

AS NOTAS INÉDITAS DE ENNIO MORRICONE NA ABERTURA DA 50ª MIDO

A 30 de abril de 2022, a MIDO voltou à sua glória presencial e o momento foi celebrado com uma cerimónia de abertura emocionante. “Bem vindos a uma nova experiência de emoções”, anunciou Giovanni Vitaloni. Ecoou no magnífico pavilhão de exposições de Rho Fiera Milano a música escrita pelo famoso compositor italiano Ennio Morricone, falecido antes de a poder apresentar ao mundo. Infinite Visioni é a obra delineada para estes 50 anos de MIDO. Levou os presentes ao passado e à reflexão sob os movimentos perfeitos dos bailarinos Nnamdi Nwagwu e Sofia Macinanti.

Homenageou-se depois os atores chave de meio século de feira internacional, desde a primeira edição, em 1970, nomeadamente os anteriores presidentes e ainda as marcas que há 50 anos são fieis ao certame de Milão. “Ansiámos muito por este momento e estamos felizes por estar aqui. Esta celebração era desejada desde 2020 e agora regressamos com novas aventuras entusiasmantes – falando de arte, beleza, estilo e acontecimentos recentes – para que sirvam de ponto de reflexão nestas circunstâncias delicadas, mas também com uma visão de futuro”, discursou o presidente da MIDO.

A equipa da feira ofereceu a todos os participantes no fim da cerimónia de abertura os óculos MIDO 50. A edição muito especial foi produzida pela jovem marca italiana Spectaful para a coleção Yugaay, depois de vencer um concurso entre os players do setor para o fabrico da peça que representasse o aniversário. E para que as emoções não ficassem por aqui, a organização convidou ainda o rapper transalpino, Dargen D’Amico, a animar a plateia com um ritmo contagiante.

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