Marco Hering e uma Lunor eterna

Design eyewear intemporal em vez de tendências fugazes é a missão da Lunor desde o dia da sua fundação, há 30 anos. A fabricante da Floresta Negra, na Alemanha, tem ainda uma dedicação primorosa aos detalhes, ao uso clássico das formas e tem décadas de ouro de especialização sob a crença da produção justa e regional. Baseada neste fascínio pela qualidade, a Millioneyes dá espaço à “voz” de Marco Hering, diretor de marketing da Lunor. O representante guia-nos pelo conceito slow eyewear que domina todos os setores da empresa e que está profundamente enraizado na filosofia de qualidade e sustentabilidade da fabricante. Aliás, desde 2018 que a marca é certificada como climaticamente neutra. A Lunor atingiu maior reconhecimento mundial em 2011, por causa da enorme atenção mediática sobre Steve Jobs, o fundador da Apple, fiel durante 13 anos aos óculos rimless originais da Lunor. Hoje a marca da Floresta Negra tem presença em mais de 40 países.

Diga-nos o que caracteriza uma armação da Lunor?

Vivemos num mundo acelerado onde as tendências vêm e vão e onde prevalece mais a quantidade do que a qualidade. Na Lunor, desenhamos óculos que se afastam deliberadamente dessa mentalidade de “moda rápida”, sem logótipos chamativos ou exageros. São peças para pessoas que valorizam produtos sustentáveis e com valores, mais do que desenhos e formatos passageiros. Com uma Lunor, os amantes de óculos têm sempre uma escolha estilística confiante, hoje e sempre.

E qual é a abordagem de design da marca?

Os nossos designs são inspirados principalmente pelas formas discretas dos anos 1930 a 1960, as quais estudamos e reinterpretamos. Demoramos o tempo necessário para encontraro equilíbrio nos desenhos e para atingirmos uma produção meticulosa e artesanal. O resultado revê-se em armações que exalam uma confiança distinta e que os nossos seguidores podem usar com prazer durante anos. Modelos especiais, como os nossos best-sellers A5 ou o Classic Round, que se tornou uma marca pessoal de Steve Jobs, estão na nossa gama há mais de 25 anos, o que prova que a elegância intemporal nunca sai de moda.

Que tempo empreendem na produção, desde o primeiro esboço até aos óculos finalizados?

Para linhas completamente novas, estimamos cerca de um ano e meio – desde o primeiro desenho até à venda da armação. Durante esse período, são criados vários esboços, desenhos técnicos e protótipos. Quando a produção-piloto é aprovada, inicia-se a produção em série. Desenvolvemos todas as partes das nossas armações internamente e especificamente para cada modelo. Não há peças produzidas em massa. Esta abordagem não só garante uma qualidade superior, como também confere a cada modelo um toque único que acaba por se perder na produção em grande escala. Procuramos seguir os mais altos padrões para produzir armações que durem uma vida. Assim, cada par de óculos Lunor pode ser reparado. Este princípio está presente já na fase de desenvolvimento do produto, contribuindo para uma utilização responsável dos recursos.

Entrevista completa na Millioneyes 138