Mai-Britt Seaton: Monkeyglasses e o planeta no coração

Texto:  Maarten Weidema

A sustentabilidade na ótica é um tópico “quente” e felizmente está a tornar-se mais e mais um standard quando se trata da área da produção. No entanto, ser sustentável vai além do uso de materiais amigos do ambiente. O designer Mai-Britt Seaton, cofundador da marca dinamarquesa Monkeyglasses, expôs os meandros da integração do comportamento sustentável em todo o negócio.

Embora o tema da sustentabilidade esteja em voga atualmente, a Monkeyglasses já tem este comportamento desde o primeiro dia. O que motivou o foco nesta questão já em 2009?

Eu venho da indústria do pronto-a-vestir e vivi todos os aspetos da produção e consumo. A moda teve uma velocidade ascendente através das décadas de ’90 e ’00 e os efeitos secundários do desperdício sempre me frustrou. Quando fundámos a Monkeyglasses, não apostámos nas tendências, porque ainda não havia tendências. As nossas conversas à mesa de jantar tornaram-se incubadoras para a ideia – o meu marido Morten estava já na ótica e eu desafiei-o a explorar a possibilidade de mudarmos uma indústria conservadora e dotá-la de um nicho mais “verde”. A nossa missão ganhou forma em poucos meses de discussões ao jantar (risos): construir uma marca forte, saudável e honesta com um ADN claro baseado na sustentabilidade. Fomos claros nos nossos objetivos, queríamos uma produção com uma pegada de carbono ligeira e sermos justos com as pessoas envolvidas no processo de fabrico das nossas armações. Tem sido uma longa jornada, honestamente. Porém, ser pioneiro é igualmente brutal e incrível e estamos muito orgulhosos por termos sido os primeiros com uma poderosa mensagem de consumo responsável de eyewear e os nossos produtos tornam a escolha fácil.

Ser sustentável não passa apenas pelo uso de materiais biodegradáveis. Que outras estratégias estabeleceram para produzirem os óculos de forma amiga do ambiente?

Eyewear sustentável é muito mais do que as matérias. Todos os passos do processo são cruciais! As Nações Unidas estabeleceram 17 objetivos de desenvolvimento sustentável que nos pode inspirar a todos. Nós temos o foco em nove metas, que envolve uma produção que é ambas ambinetalmente responsável e respeitosa para com os humanos afetos. Há dois anos completámos a transição para apenas embalar em sacos de transporte feitos de papel reciclado, por isso podemos orgulhosamente dizer que toda a nossa produção e embasamento é livre de plásticos. O nosso fabrico com zero desperdício significa as poucas sobras do processo manual, fundem-se novamente num novo material preto. Somos vaidosos e um pouco nerd no que diz respeito à reutilização. Ouvimos muito sobre a reciclagem de vários materiais de outros produtores…mas isso é reutilizar ou downcycling? (reciclar um material com um resultado de menor qualidade).

 

Entrevista completa na Millioneyes 106