À chegada das três décadas de existência, a equipa da Prooptica pode brindar a um trabalho em crescendo e à antecipação de um futuro promissor. Focados em serem abrangentes, próximos e inovadores, os membros desta casa portuguesa têm em Luís Justino a voz constante ao longo de 30 anos.
Na opinião do Luís Justino, o que diferencia esta Prooptica, num mercado nacional e internacional tão competitivo, e justifica estes 30 anos de negócios bem sucedidos?
A Prooptica apresenta atualmente uma proposta de valor diferenciadora e um conjunto sólido de valores empresariais que nos torna um player de confiança e relevante e justifica o sucesso destes 30 anos. Por um lado, a empresa distingue-se no mercado pela sua abordagem de one-stop-shop, integrando quatro áreas estratégicas de negócio: óculos, lentes oftálmicas, acessórios e soluções tecnológicas e design e arquitectura. Esta integração permite-nos oferecer soluções completas e personalizadas aos nossos clientes, facilitando a gestão das suas necessidades e otimizando a sua experiência de compra. Por outro lado, o que também nos define e nos torna únicos no setor são os valores pelos quais nos regemos: integração, inovação, experiência, credibilidade, esforço e envolvimento. A integração é manifesta na nossa capacidade de oferecer soluções completas, a inovação reflete-se na nossa procura incessante por novos e melhores produtos e serviços, a experiência é evidente na profunda compreensão que temos do mercado e das necessidades dos nossos clientes, a credibilidade é conquistada através da qualidade e fiabilidade dos nossos produtos e o esforço e envolvimento são visíveis no nosso compromisso de ir além das expectativas dos nossos clientes em todas as interações. Tudo isto revela que a Prooptica nunca foi somente um projeto comercial, sempre foi encarada como um projeto de vida pelos seus fundadores. Cada relação profissional é encarada como uma parceria de longo prazo, cujo sucesso se mede não apenas pelos resultados financeiros, mas também pelo grau de confiança e satisfação mútua que conseguimos estabelecer.
Para além da evolução do portefólio de marcas eyewear da Prooptica, do respetivo design e mesmo da oferta abrangente de produtos e serviços, a mudança de instalações precisamente no marco das três décadas é ocumprimento de um sonho. É esse o sentimento que se impõe?
A Prooptica experimentou um crescimento significativo ao longo dos seus 30 anos de existência, o que se reflete também no tamanho das suas instalações. A empresa começou em 1993 num pequeno escritório com apenas 30 metros quadrados e, após seis mudanças decorrentes da necessidade de expansão, encontra-se agora em instalações com mais de 1200 metros quadrados, em Famões. Este espaço não é apenas um indicador do sucesso e do crescimento da empresa, mas é sobretudo uma infraestrutura que permite acomodar as diversas áreas de negócio que a Prooptica desenvolveu ao longo dos anos. As instalações mais amplas oferecem agora a capacidade necessária para uma gestão logística eficaz, espaços dedicados para equipas de atendimento e de design e desenvolvimento, bem como áreas de formação e reuniões para a equipa e parceiros comerciais. Esta expansão física é um reflexo da visão ambiciosa da empresa e do seu compromisso contínuo com a inovação e a excelência de serviço.
Entrevista completa na Millioneyes 127