José Carlos Cardoso: Sucessão da ANO delineada a “sangue novo”

A Associação Nacional dos Ópticos iniciou em junho um outro estágio de existência com a eleição de novos corpos dirigentes. Subiram ao palco das decisões da instituição os óticos Hugo Bicho, Rita Novo, Nuno Rebelo, Pedro Pacheco, Raquel Cotovia, Joana Clemente, Marco Bilimória, Luís Couceiro, Fernando Santos, Catarina Fradinho, João Martins e com José Carlos Cardoso a presidir o grupo. Foi a ele que dirigimos o “microfone” para entender o sentido deste grupo que se assume na continuidade da direção anterior. E como “assinatura própria” a nova direção da ANO quer aproximar-se mais dos associados de norte a sul, com ações no terreno e o reforço da campanha dinâmica de comunicação Ópt-Ópticos Portugueses.

Os membros são quase todos “a estrear” na ANO.

De facto, o atual diretor Marco Bilimória fez parte dos Órgãos Sociais durante três mandatos, tendo começado a sua missão no Conselho Fiscal em 2002, ou seja, há mais de 20 anos. Os restantes elementos, sim, iniciaram as suas funções associativas em 2025.

Revê-se no trabalho feito pela direção anterior?

Sempre dissemos que a palavra-chave desta direção é “continuidade”. Como tal, sim, revemo-nos nos propósitos e no trabalho da anterior direção – da qual também fiz parte! – em todas as áreas, incluindo a comunicação, embora queiramos tentar acrescentar novas visões.

E que necessidades identifica nesta ANO?

Sentimos que os empresários da ótica estão afastados do associativismo. A maior necessidade da ANO neste momento é criar uma maior proximidade com os seus associados e reforçar junto deles as mais-valias da associação no dia a dia das suas empresas.

O setor da ótica tem sido alvo de grandes mudanças e a tecnologia invade o dia a dia dos profissionais. A ANO tem- -se atualizado?

Com certeza. O portal da ANO – https:// www.ano.com.pt/portal/ – é prova disso, sendo diariamente consultado e utilizado por dezenas de associados, tal como a plataforma de validação de certificados de lentes oftálmicas. Além disso, no segmento da formação profissional, é recorrente a promoção e realização de ações de formação na área da tecnologia.

Que “assinatura” quer, juntamente com a sua equipa, deixar nesta ANO em termos de novas estratégias?

Mais que uma assinatura, queremos promover os nossos valores. Além da continuidade que já mencionei, queremos promover compromisso, coerência, consciência, cooperação, clareza, conexão e comunicação.

Entrevista completa na Millioneyes 148