Inquérito 2025: Antecipa-se mais e melhor ótica

Perguntámos aos nossos óticos sobre o futuro próximo, em plena roda-viva de mudanças nos mercados e na sociedade. A visão positiva que nos transmitiram acerta em cheio com as previsões dos estudiosos de mercado que anteveem crescimento do setor. O desenvolvimento positivo dos lucros das empresas dita um horizonte em crescendo para todos os envolvidos na dinâmica da ótica. As estatísticas indicam mesmo que até 2031 a ótica poderá estar acima das perturbações sociais e económicas devido à crescente importância da visão na sociedade, que depende sempre mais dos pequenos aparelhos digitais que exigem tanto do sistema visual e de uma população com vida mais longa e, consequentemente, com aumento da prevalência de doenças visuais relacionadas com a idade.

Claro que, esta previsão de crescimento tem muito a ver com o desempenho das grandes multinacionais, que acumulam sucesso nos seus resultados. E desta forma elevam o setor com os enormes investimentos em novas soluções em produtos, com o glamour que emprestam aos óculos, apelando mesmo a grandes nomes da vida pública para publicitar novidades e empurrar os consumidores na direção dos óculos, das lentes e das nossas pessoas.

Ao mergulharmos nos números e no futuro ainda “passámos” pelas imagens da inovadora RayBan x Meta com as funcionalidades dos seus óculos, da campanha vintage da Etnia Barcelona, da mensagem de sustentabilidade da histórica Silhouette, pela inquietude da Shamir Portugal, pelo atrevimento dos grupos de óticas, pelos aromas da arrojada Alpagota, pelas mensagens das grandes feiras da especialidade e pelo olhar de todos os que têm “desenhado” as nossas revistas nos últimos quase 13 anos. A verdade é que temos crescido desde que registámos a ótica e juntos já passámos crises económicas, sociais e até sanitárias, com uma resposta generalizada, tanto em Portugal como além fronteiras, de adaptação e sucesso. Estamos preparados para o futuro!

Artigo completo com declarações dos óticos na Millioneyes 141