Lançada em setembro de 2023 pelas mãos de um homem ligado à relojoaria de luxo, Alpagota é o serviço que completa um mercado que se quer dinâmico e irresistível. É que Gaëtan Gaye reuniu sensações maravilhosas num conceito, ao unir o prazer da suavidade extrema de um pano de limpeza especial com um aroma reparador de um líquido de limpeza e ainda uma embalagem elegante, com um design evocativo dos anos ‘50.
Alpagota é um conceito nunca antes visto no mercado da ótica. Como surgiu esta ideia e porquê escolher os acessórios de ótica?
Alpagota nasceu de uma pergunta simples: “Por que razão a maioria das pessoas que usa óculos tem sempre as lentes sujas?” Se alguém precisa de usar óculos é porque tem dificuldades visuais e quer melhorar a sua visão. Para nós, na Alpagota, cuidar dos óculos das pessoas é cuidar da sua visão. Por isso, adotámos uma abordagem diferente. Partimos do resultadoque queremos alcançar para os nossos utilizadores – uma melhor visão no dia a dia – e, em seguida, criamos os melhores produtos para atingir esse objetivo. Pensamos nisto como um ritual matinal. É natural tomar banho para nos sentirmos frescos, e é igualmente natural garantir que vemos bem durante o resto do dia. Alpagota é um ritual de cuidado preventivo, em vez de uma limpeza curativa.
Porquê o nome Alpagota?
Está ligado à minha história pessoal. O meu bisavô e o meu avô tinham um negócio de comércio de lã. Faziam muitos negócios com Itália. Alpagota é uma raça de ovelhas do norte da Itália.
Teve que se esforçar para fazer o mercado da ótica entender o conceito ou era algo muito necessário e que as lojas de ótica já sentiam falta? Os nossos primeiros clientes foram claramente pioneiros e não precisaram de muita persuasão. No entanto, os argumentos não são os mesmos para todos os utilizadores. As lojas de ótica entendem que Alpagota é verdadeiramente uma oportunidade única por várias razões, nomeadamente aumentar as vendas junto da sua base de clientes existente, entrar no lucrativo mercado de presentes (Natal, aniversários, dia da mãe/pai, entre outros), capitalizar num setor tendência a nível global: produtos com fragrâncias que criam emoções. O mercado de produtos de limpeza está a crescer, mas as lojas de ótica têm vindo a perder terreno durante anos. Agora percebem que estão a enfrentar uma concorrência inesperada dos supermercados, das grandes cadeias de venda online porque os produtos de limpeza que proporcionam não têm valor acrescentado ou são até idênticos.
Entrevista completa na Millioneyes 137