A Phibo Eyewear fez uma estreia impressionante no palco mundial da ótica, no SILMO Paris 2022. Vencendo os olhares céticos de quem passou pelo stand na feira e nunca tinham visto um sistema como o Inside, com design patenteado e materializado em silicone biocompatível e feito na França, Fabien Blon foi convencendo os profissionais da eficácia da sua invenção. A nossa equipa acercou-se do produto também, aceitámos o convite de sentir este objeto que entra nos “livros de história” da ótica. Depois de colocado é, de facto, imperceptível e os óculos são esteticamente apelativos. E a aprovação suprema veio com a premiação dos SILMO d’Or na categoria Inovação Tecnológica, que motiva e impele o nosso entrevistado Fabien Blon na sua missão de mudar os óculos sob o desígnio da Phibo Eyewear.
O conceito Inside envolto debem delineados é de facto inovador. De onde nasceu a ideia?
Muito obrigado! Tudo começou há dez anos, quando estava descobrir o universo da ótica. Na altura fiquei muito surpreendido com a adaptação dos óculos ao rosto. Ou seja, até se pode fazer um ótimo trabalho com os óculos em si, mas e se a pele do cliente for demasiado específica na zona onde a haste lhe toca ou, simplesmente, pela questão da maquilhagem? Podem não funcionar. A partir daqui observei a conceção do eyewear, estudei a anatomia da cabeça e deparei-me com a conclusão de que os óculos tinham que mudar! Nos três anos em que a pandemia abrandou a sociedade em geral, consegui estudar o formato da cabeça humana e encontrei uma solução…não atrás da cabeça, mas “dentro”, onde não suamos, onde há menos terminações nervosas e um ponto de fixação forte e confortável.
Pensou em algum segmento de consumo em especial quando concebeu este projeto?
Sim, inicialmente pensei nas pessoas que precisam de óculos e assistência auditiva. Elas precisam de encontrar conforto entre os dois suportes. Numa segunda abordagem, podemos falar nos desportistas! São consumidores que precisam de um sistema forte e fiável para a sua performance. Em terceiro lugar, os profissionais no desempenho das suas funções, como por exemplo, os dentistas. Trabalham todo o dia de cabeça inclinada e precisam de proteção… Inside é a solução perfeita! Finalmente, a Phibo Eyewear trabalha num produto específico para crianças. Têm o nariz pequeno e precisam de manter os óculos numa boa posição e em segurança!
Que sonhos tem para a sua Phibo Eyewear?
A Phibo abriu um novo caminho para o design e para o usuário e, por isso, tenho esperança que inspire as novas gerações e outras marcas para o uso desta tecnologia. De facto, não há muitas alternativas às tradicionais hastes ou até para qualquer outra parte dos óculos.
Acha que estas alterações podem abranger outros pontos das peças eyewear?
De facto, uma das outras áreas problemáticas para os óculos é a parte do apoio no nariz. Acredito que a próxima inovação focará esta zona para que os modelos se tornem mesmo muito confortáveis e estáveis para os consumidores.
Entrevista completa na Millioneyes 116