A CECOP Portugal voltou aos encontros físicos com o relançamento da sua convenção anual ExpoCECOP, entre 28 e 29 de maio, no hotel Meliá, em Braga. Sob o tema Construa o seu Futuro, a edição de 2022 reuniu um painel de oradores versados em tendências, sustentabilidade e tecnologia para apoiar o desenho, precisamente, do futuro dos profissionais sob a “bandeira” CECOP. David Carvalho, managing director Iberia, falou com a Millioneyes sobre uma ExpoCECOP que conquistou mais óticos e fornecedores que nunca. “Por dois motivos: por um lado motivado pelo nosso crescimento desde 2019 até agora. Hoje a CECOP é maior. Por outro lado, existe uma vontade enorme dos óticos se reunirem e isso tudo junto torna esta a maior ExpoCECOP realizada até hoje.”
Depois de três anos de interrupção, a ExpoCECOP voltou a brilhar sob o reencontro de colegas de profissão, sob a exposição dos seus fornecedores e sob os conselhos valiosos dos oradores convidados. David Carvalho destacou que o objetivo das palestras foi “direcionar os óticos a assimilarem a ideia de que, apesar do presente estar ótimo, têm que se preparar o futuro. Muitas vezes é uma ideia tão pouco palpável e precisamos de criar uma direção, um formato para que se possa desenvolver um plano. Como pensar o futuro, como desenhá-lo? Para onde nos levam as tendências de mercado? Há insights que temos de captar e gerir e saber como podemos responder a todas essas modificações que representam o futuro.”
A resposta dos fornecedores protocolados do grupo ao desafio ExpoCECOP foi positiva, sendo que 100 por cento quis participar e com dinamismo, “porque este é um dos principais eventos portugueses de reunião de profissionais. É um evento crucial para fazer networking, mas essencialmente envolverem-se na comunidade CECOP. É uma exposição que pela dimensão do país e do próprio grupo CECOP em Portugal, na minha consideração, é a principal exposição em Portugal”, acrescentou o líder português do grupo. Quanto à participação dos associados, o número ascendeu a um recorde desde que a ExpoCECOP se realiza no nosso país, mesmo com as desistências causadas pela covid-19. Trata-se de um momento positivo para a CECOP em Portugal. “O primeiro trimestre de 2022 foi muito bom em termos de evolução de consumos e entrada de novos associados e ainda nos índices de satisfação dos próprios óticos. Temos tido, nestes últimos anos, um crescimento orgânico na ordem dos 20 por cento líquidos, em novos óticos. O segmento de clientes que temos conquistado é mais alto e isso reflete-se nas compras aos fornecedores, claro. Faz parte de uma estratégia que tenho e temos seguido nos últimos anos, que é reposicionar a CECOP em Portugal”, assinalou David Carvalho.
Reportagem completa na Millioneyes 112