David Jesus: uma vida feita de ótica

A Óptica de Espinho renasceu em março, depois de quase 30 anos de uma história feita de afetos e de muito boa visão. A família que a desenvolve decidiu transformar a ótica de sempre, num centro de luz e modernidade. O pilar que sustenta o trabalho desta casa e o carinho gerado em torno do negócio tem um nome: David Jesus. Este ótico aprendeu o mester desde cedo e encontrou-se entre lentes, óculos e boas conversas.

A sua vocação para a ótica fê-lo empreender o voo de inaugurar a sua própria loja na cidade com a qual está comprometido de coração. A Óptica de Espinho passou de um projeto empresarial para se tornar uma casa onde se repetem encontros, onde se desdobram conversas e as amizades encontram eco. Hoje com 69 anos, ainda tem a energia de viver a sua loja como no primeiro dia. Conta com a ajuda preciosa da nova geração, as suas duas filhas, Joana e Sara Ferreira que lideram novos caminhos sob a experiência de David e com o curso superior de Optometria já no currículo.

Que estratégias têm para conquistar clientes e tornar a Óptica de Espinho mais apetecível que as concorrentes?

A estratégia principal passa pelo acompanhamento e adaptação à nova realidade. E quando digo isto refiro tanto o nível crescente de exigência do cliente, a adaptação a um contexto online (temos de antecipar as mudanças) a inovação nos processos da empresa e dos próprios produtos, o planeamento do futuro e a oferta de diferentes respostas ao cliente, acompanhando assim a tendência de inovação e crescimento.

O mercado da ótica tem sofrido enormes alterações na sua base, por um lado, pela entrada de grandes grupos, por outro, pela enorme “autoformação” do consumidor. Estão preparados para esta realidade?

Estamos perfeitamente conscientes da transformação que o setor da ótica tem sofrido ao longo dos anos, no entanto, temos de nos adaptar e aproveitar as ferramentas que nos são fornecidas. Isto aplica-se ao nível do grupo onde estamos inseridos, ao nível de marcas independentes e apoio dos nossos fornecedores principais. Relativamente ao consumidor e à sua “autoformação”, só existe uma forma de ultrapassar esta questão. É fulcral apostar na constante formação e atualização de todas as matérias e conceitos. Temos de estar preparados para todas as questões que nos são colocadas e abordá-las da forma mais simples e responsável possível. Trata-se da saúde dos nossos clientes.

Agora sobre a renovação da loja, a atualização da imagem é primordial neste contexto concorrencial. No entanto a pandemia tem abrandado a economia. Porquê agora?

A renovação da loja era um objetivo a curto prazo. Sabemos que nos dias que correm a imagem é fundamental para nos mantermos atualizados e para fazermos frente à nossa concorrência. Concluímos que, após um longo e árduo ano de trabalho em 2021, a renovação seria o culminar do nosso esforço e dedicação. Pareceu-nos a melhor altura para iniciar uma nova fase e progresso da Óptica de Espinho.

 

Entrevista completa na MIllioneyes 110