Claire Ferreira e Marianne Dezes: Face à Face e a audácia de ser eyewear

Audaciosa, inconformada e muito feminina são algumas caraterísticas de uma das mais icónicas marcas do mercado da ótica. A Face à Face tem mais de 25 anos de desenhos e atrevimentos sob a liderança de uma equipa de design especial, que opera a partir de Paris para todo o mundo. A insígnia lançou-se sob inquietude de Pascal Jaulent, Nadine Roth and Alyson Magee. Mudou recentemente de equipa sem prejuízo da sua “alma” criativa, moderna e muito humana sob as mãos e imaginação de Claire Ferreira e Marianne Dezes. Mais recentemente adicionaram Robin Apprioual ao núcleo de ideias. A Millioneyes lançou a sua curiosidade sobre estes autênticos artistas de óculos acerca do impacto das mudanças e ainda dos desafios impostos pelo século XXI.

A Face à Face fez história no eyewear ao aplicar princípios da arquitetura nos óculos. Podem recordar este período áureo da empresa?

Pascal Jaulent como presidente, Nadine Roth como diretora comercial e Alyson Magee como designer, foram os “pilares” base da Face à Face. Reuniram forças e paixões pelo eyewear em 1995 e foram pioneiros em considerar os óculos como uma peça de design, inspirados na arquitetura, em vez de um dispositivo médico.

A inspiração que moveu a equipa de design naquele período ainda se mantém hoje em dia?

A inspiração dos designers evoluiu e alargou o seu espectro, desde Arte Moderna até à Arte Aplicada: instalações artísticas, mobiliário e design de produto, moda, acessórios como sapatos ou jóias, design gráfico…O que acontece em museus, nas lojas, na rua e no mundo basicamente!

Aconteceram mudanças na equipa original da Face à Face. Foi isso que justificou a integração da marca no Design Eyewear Group?

Os nossos designers estão a trabalhar juntos há mais de dez anos. Ao contrário da maioria dos grupos, o Design Eyewear Group apoia incondicionalmente as marcas. Por isso mesmo, cada marca tem a sua própria área de expressão nas feiras, por exemplo. O grupo garante o apoio de retaguarda das suas instalações, stock partilhado, contabilidade, área comercial e serviços pós-venda… Foi uma enorme conquista integrar o Design Eyewear Group, sendo que a Face à Face é a marca high-end do portefólio da grupo para óticos independentes.

Que sonhos têm para a Face à Face?

Queremos ser uma marca reconhecida, desejável e cuidadosa para além do mundo do eyewear, continuando a preencher os desejos dos nossos óticos e consumidores finais, enquanto seduzimos novos seguidores.

Entrevista completa na Millioneyes 109