Nos seus 20 anos de serviço à ciência e à optometria, o Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão teve uma edição triunfante. Quase 600 participantes nacionais e internacionais não falharam o maior encontro dedicado à atividade em Portugal. Na área dos patrocinadores, as solicitações também superaram recordes, confirmando em todos os níveis que a dedicação de duas décadas dos investigadores e docentes da Escola de Ciências da Universidade do Minho é vencedora. E como prova disso esteve, em 2023, a escolha de um novo local, no Espaço Vita, em Braga, mais moderno e apelativo, ao ritmo das novas necessidades do congresso. A data mudou para o final de setembro e os temas, esses, mantiveram-se a par das mais importantes questões relacionadas com a saúde visual. Tudo em prol de um futuro robusto para a optometria.
O Congresso Internacional de Optometria e Ciências da Visão de 2023 (CIOCV 23) representou a “apoteose” do encontro que se lançou em 2004, com seis patrocinadores e pouco mais de 200 participantes. Com a lotação esgotada a ser anunciada a poucos dias das apresentações, a comissão organizadora composta por Madalena Lira, Jorge Jorge, Paulo Fernandes e Miguel Ribeiro viu-se também forçada a não aceitar mais patrocinadores devido às limitações impostas pelo Espaço Vita.
Ou seja, entre 30 de setembro e 1 de outubro, Braga foi o epicentro de peso da partilha, discussão e avanço da optometria, sob a voz de 15 oradores do Reino Unido, Espanha e Portugal, 15 comunicações livres e 60 posters científicos. Fora do auditório, os 25 representantes da indústria relacionada com a saúde visual que conseguiram lugar neste CIOCV expuseram produtos, serviços e ideias aos palestrantes e inscritos.
Artigo completo na Millioneyes 127