Num ritmo dinâmico, com vozes especializadas e de enorme interesse e com informações cruciais para enfrentar o atual contexto, o Global Community Summit marcou uma posição de apoio ao setor da ótica global independente.
A primeira jornada deste Eye Connection teve a língua espanhola como base, mas com o apoio de traduções para mais de seis países. O evento foi apresentado pela enérgica comunicadora espanhola Helena Diez e contou momentos descontraídos protagonizados pelo ator Juan Fernandez, mais conhecido pelo papel de inspetor Buenavista na série La Casa del Papel. Sob as luzes da ribalta estiveram os convidados do setor ótico.
Jorge Rubio, CEO e fundador da CECOP, foi o anfitrião da primeira sessão, guiando os participantes pela origem e a história da empresa desde a fundação, em 1996, até os dias atuais “Neste 2021 comemoramos 25 anos, e posso dizer que estamos no momento mais brilhante da trajetória e da história da CECOP. (…) O nosso principal objetivo neste Global Summit é a colaboração, participação e conhecimento das experiências de todos os participantes dentro da área da ótica.”
A transição do trabalho físico para o digital no setor ótico é um dos grandes desafios que aprendemos durante a pandemia e foi isso que focou a primeira mesa redonda. Desafios para 2021: a inovação no ponto de venda e o futuro, contou com a participação de José María Folache, CEO da Parfois, Nacho Martin, diretor de design da Fjord e Jorge Rubio. Na segunda ronda de debates o eixo principal da apresentação foi sobre Qual será o futuro do mercado ótico pós Covid, com José Fraile, atual gerente geral da Hoya Lens Iberia, o empresário e optometrista Oscar Perez e novamente Jorge Rubio.
Durante o primeiro dia do Eye Connection estiveram presentes dois convidados excepcionais. María Belón, a protagonista na vida real da história do filme O Impossível, que nos deu dicas para superar qualquer dificuldade e seguir em frente. “Resiliência e união mais do que nunca são os principais pontos para ultrapassar qualquer contratempo”. Francisco Javier Montero, ex-jogador do Atlético de Madrid, que após sofrer uma ruptura na retina reconheceu durante a sua apresen4tação a importância vital dos óticos e de todo o setor. O atleta teve que usar óculos especialmente concebidos para poder continuar a exercer a sua profissão em campo.
O toque final deste primeiro dia foi dado por Jean de Contades, diretor geral global da CECOP & Latam, onde nos apresentou a equipa por trás de cada um dos países onde a CECOP está representada internacionalmente.
2º dia em português
David Carvalho, global operations director e country manager para Portugal da CECOP, abriu a segunda jornada e deixou o palco destacado para rostos da ótica portuguesa bem conhecidos. João Oliveira, diretor de negócios empresariais da F3M, João Mendes, sócio-gerente da Global Visão, Arlindo Teixeira, sócio-gerente da Adão Oculista e Sérgio Silva, diretor financeiro das Óticas Lince abordaram os projetos delineados e adaptações implementadas, plenos de resiliência em plena pandemia.
Seguiram-se as palavras seguras e bem estruturadas de António Paraíso, consultor de marketing, rumo a um novo contexto de mercado que precisa que os empresários tirem partido das oportunidades digitais.
A fechar este evento em português, David Carvalho fez uma ritmada entrevista a Jean de Contades para que também o mercado nacional conheça melhor este líder executivo da CECOP e o que o move.