Bernard Maitenaz: inventor da Varilux morre aos 94 anos

A notícia foi avançada pela Essilor a 22 de fevereiro, anunciando o desaparecimento do inventor das lentes progressivas Varilux, aos 94 anos, em Paris, a sua cidade natal. O produto inovador melhorou a vida de milhões de presbitas em todo o mundo e redefiniu toda uma indústria. Tudo começou em 1959 e prolonga-se até aos dias de hoje. Somam-se mais de 700 milhões de utilizadores de lentes progressivas Varilux.

A paixão pela óptica, a fé inabalável no futuro e as contribuições valiosas fizeram de Bernard Maitenaz uma figura icónica da indústria da ótica. Bernard foi um dos
fundadores do Grupo Essilor em 1972. À frente da empresa entre 1981 e 1991, liderou
um período de grande crescimento internacional, que fez da Essilor o fabricante líder
mundial de lentes.

O compromisso com a Essilor continuou depois da reforma, onde se manteve como
presidente honorário do Conselho de Administração da Essilor, e como membro da
associação de acionistas da Valoptec.

Numa mensagem de homenagem pessoal, Paul du Saillant, presidente e CEO da Essilor
International, declarou que “toda a família Essilor está verdadeiramente entristecida pela perda do nosso presidente honorário, amigo e colega, Bernard Maitenaz. Verdadeiro pioneiro e inventor nato, Bernard também será lembrado pelos valores com que liderou a Essilor entre 1981 e 1991 e que promoveu na Valoptec ao longo de sua carreira de 70 anos. Sem ele e a invenção das lentes progressivas Varilux, a indústria da ótica e a Essilor não seriam o que são hoje. Devemos muito a Bernard, que continuará a ser uma fonte de inspiração para as gerações vindouras. Neste momento triste, os nossos pensamentos estão com a sua família, filhos e netos.”

Antes da invenção das lentes progressivas, a presbiopia era geralmente corrigida com lentes bifocais, criadas por Benjamin Franklin no século XVIII. Frustrado com os óculos bifocais do seu pai, Bernard, que era então um engenheiro de 33 anos na La Société des Lunetiers, em 1959, assumiu a tarefa de criar uma lente que proporcionasse aos presbitas uma visão confortável em qualquer distância.

Bernard Maitenaz formou-se em engenharia pela Arts et Métiers em 1946 e na Ecole
Supérieure d'Optique em 1947. O extraordinário contributo de Bernard para a saúde visual foi distinguido em diversos momentos e áreas da investigação e da tecnologia:
● Ensinou engenharia óptica na École Supérieure d'Optique em Paris. Foi também Conselheiro de Educação Técnica no Ministère de l'Education de França, e presidente do Centre d'Enseignement et de Recherche em Paris.

● Foi membro de vários conselhos de administração, especialmente da École Supérieure
d'Optique, por mais de 10 anos, e da École National Supérieure des Arts et Métiers, de 1990 a 1994. Foi membro do conselho do Centre National de la Recherche Scientifique (CNRS) de 1992 a 2003, e do Conseil pour les Applications de l'Académie des Sciences (CADAS).

● Foi elogiado por diversas vezes pelas contribuições para a optometria, incluindo com um doutoramento honorário em Ciências Oculares do New England College of Optometry, em Boston, 1988 e com o doutoramento Honoris Causa da School of Optometry of the Montreal University, em 1993.

● Foi o vencedor do Apollo Award de 2014, o maior prémio divulgado ao público, entregue
pela American Association of Optometrists, que homenageia indivíduos ou organizações por serviços distintos prestados ao bem-estar e saúde visual.