ANO + Perto: conferências aproximaram óticos do futuro

A Associação Nacional dos Ópticos empreendeu uma série de encontros com os seus óticos. Em vários pontos do país, a iniciativa ANO +Perto cumpriu a missão de preparar os óticos para as mudanças em curso no regulamento europeu relativo aos dispositivos médicos. A organização mais representativa da ótica em Portugal apresentou ainda aos profissionais um projeto ambicioso de comunicação. O objetivo primordial é estabelecer uma nova marca com o poder de aproximar as óticas associadas aos consumidores que não prescindem da qualidade da visão e de serviços superiores.

As reuniões bem alinhadas pela equipa da Associação Nacional do Ópticos (ANO) decorreram de forma informal entre Lisboa, Coimbra e Porto, com intenção de informar e ouvir pessoalmente os óticos . Foi também a oportunidade de estar efetivamente mais perto dos profissionais portugueses, que tiveram a liberdade de abordar as suas preocupações e dúvidas sobre os mais variados temas, muito para além do “cartaz” proposto.

A Millioneyes sentou-se lado a lado com os profissionais da visão que operam mais a norte, no hotel Vila Galé no Porto. A primeira parte da apresentação teve Ana Bugalho, codiretora da empresa de consultoria farmacêutica e técnica, Pharegistrum, como porta-voz das novas regras europeias para os dispositivos médicos, onde se incluem as lentes oftálmicas e de contacto graduadas. Segundo a especialista, as alterações impostas querem elevar o nível de proteção da saúde dos doentes, profissionais de saúde e outros utilizadores e reforçam as preocupações de segurança relativas a estes produtos, introduzindo disposições que garantem uma maior transparência e rastreabilidade. Ou melhor, destacam-se a expansão do âmbito de aplicação, concretizações do conteúdo mínimo para a criação e manutenção de documentação técnica, uma pessoa responsável pela conformidade regulamentar, reforço dos requisitos para a manutenção pós-comercialização de dispositivos médicos e o sistema de manutenção, melhoria da identificação e rastreabilidade dos dispositivos através da introdução de um número único de identificação do produto (sistema UDI), promoção da transparência através de uma base de dados central europeia (EUDAMED), obrigação dos fabricantes de fornecer cobertura em caso de responsabilidade, entre outras.

ÓPT E A GARANTIA DA MELHOR ÓTICA PORTUGUESA

A segunda parte dos encontros da ANO com os seus associados levantou o pano sobre um projeto primoroso de comunicação. Nascido das mentes criativas do designer Paulo Passos e Paula Gonçalves, assessora de comunicação da ANO, o trabalho ÓPT foi desenvolvido pela agência de comunicação Creation. A base de todo plano estabeleceu-se no propósito de levar ao consumidor final a informação de que há uma fronteira entre as óticas associadas da ANO e as que não são.

“ÓPT é a combinação da designação ÓPTicos Portugueses, convidando e apelando aos consumidores para ÓPTar e escolher a solução certa!”, explicou o representante da Creation. Passa assim a existir um selo que representa segurança, experiência, confiança e apoio por parte dos estabelecimentos aderentes. E a campanha apresenta estes pontos de excelência nos cuidados de saúde visual. “Na proposta há uma chamada de atenção para as consequências que podem ocorrer caso o consumidor escolha uma ótica não associada, que não garanta os padrões de serviço da ÓPT, podendo por em causa a saúde visual de quem escolhe estes estabelecimentos”, continuou o palestrante.

Reportagem completa na Millioneyes 129