Optivisão+ dá nome ao futuro. É um projeto em formato de ótica que assume a tecnologia no seu âmago, mas sem preterir o contacto e a proximidade com o cliente. O conceito delineado durante os últimos anos nasce agora na Optivisão do Arrábida Shopping, pleno de luz e grandes expectativas. O grupo quis dar-lhe o devido destaque na nossa capa 99 e sob a voz de um dinâmico e seguro André Brodheim. O administrador executivo do grupo demonstrou orgulho no resultado de um trabalho intenso da sua equipa e que contou com a tecnologia superior da Essilor. Num período em que a era digital vive uma crescente implementação no setor do retalho, a Optivisão+ é a solução assertiva e revolucionária para a venda daquilo que mais se destaca hoje no setor: saúde visual. A interação com as tecnologias disponíveis na primeira loja com o conceito são opcionais, por um lado, mas irresistíveis, por outro. E falam de forma privilegiada a quem tem a saúde como prioridade, a quem quer sentir em primeira mão os efeitos e vantagens de um produto antes de o comprar, aos amantes da moda e às crianças. Este olhar avançado que o grupo Optivisão teve sobre a forma de “fazer ótica” tem traços de futuro, mas será disseminado ao ritmo da liberdade e características de cada associado. Para já, os resultados na loja pioneira são promissores e levantam ideias e ideais para o desenho de uma nova era.
Explique-nos qual a diferença entre este novo conceito de ótica e o tradicional.
Este novo conceito de ótica quer trazer uma nova experiência ao cliente através de uma interação tecnológica e humana mais envolvente. Na ótica tradicional estamos habituados a ver as armações e os óculos de sol como veículo principal de posicionamento e, neste caso, colocámos mais enfoque nas lentes, no consultório e na tecnologia de rastreio visual para potenciar mais a saúde visual e melhor servir os clientes. É a melhor forma de concretizar a missão do Grupo Optivisão e vem responder à necessidade que o consumidor tem de cuidar da saúde visual. Na verdade, esta Optivisão+ desenvolveu-se colocando o consumidor no centro da nossa atenção.
De que forma passa o cliente a interagir com o espaço, desde o momento que entra, passando pela consulta e compra, até à saída?
Na Optivisão+ preparámos a equipa para um atendimento personalizado que se inicia assim que o cliente entra no espaço. O atendimento poderá ser feito em pé ao longo da ótica como também no balcão central ou na mesa de atendimento mais tradicional, conforme o cliente preferir. A tecnologia de interação disponível serve, mais do que tudo, para auxiliar a compra por parte do cliente ou para a nossa equipa apresentar as características dos produtos, bem como o sortido existente. Na visita à ótica, o cliente está no centro e a equipa de atendimento e de optometria só está focada em prestar um serviço de excelência, daí dizermos que se trata da “tecnologia ao serviço do cliente” e não “o cliente ao serviço da tecnologia”. Quero com isto dizer que, não obrigamos os clientes a interagir com a tecnologia, só mesmo se o mesmo entender que tem vantagens nessa interação.
Este conceito Optivisão+ será o futuro do grupo de forma transversal?
Não, deste novo conceito Optivisão+ surgirá a nova imagem de ótica Optivisão, contudo todas as lojas que queiram colocar o + terão de cumprir um nível de exigência superior em termos de metros quadrados, características e investimento, para que consigamos garantir ao consumidor que este + responde a uma determinada promessa de serviço que se concretiza de facto. O nosso conceito de rede não irá alterar, o Optivisão+ não obriga os nossos associados a adotarem um determinado estilo de ótica e queremos continuar a dar-lhes essa liberdade. Contudo, deste conceito Optivisão+ lançamos também uma imagem própria para as óticas Optivisão que gostaríamos de ver adotada no futuro, em toda a rede. Por isso, os óticos que queiram renovar a sua loja, a partir de agora terão de seguir este conceito de imagem que será apresentado com todo o detalhe muito em breve a toda a rede.