Numa época de grandes desigualdades económicas, agravadas pela recente pandemia mundial, o grupo GrandVision reforça o seu “abraço” ao mais desfavorecidos. Em entrevista à Millioneyes, Ana Portugal, o rosto desta faceta filantrópica da empresa, fala-nos das atividades que empreendem e que lhe têm dado tanta satisfação pessoal. Sandra Silva partilha o desafio de propagar estas mensagens de partilha, que são hoje parte integrante da estratégia da GrandVision.
Em que momento a GrandVision decidiu investir na Responsabilidade Social como missão e porquê?
Ana Portugal: A política de Responsabilidade Social da GrandVision Portugal tem mais de uma década. Resulta da vontade de devolver às comunidades mais carenciadas a edificação da marca que somos hoje. A Responsabilidade Social faz parte do nosso ADN, constrói-se dia a dia e tenta responder às necessidades daqueles que mais necessitam de ajuda, pois todos os nossos projetos são pensados de acordo com a conjuntura do momento e as necessidades reais inerentes à mesma.
E para a Sandra, desenvolver estratégias de marketing para temas filantrópicos é um desafio distinto?
Sandra Silva: Na GrandVision acreditamos que as empresas têm um papel nas comunidades em que estão inseridas que vai muito além do seu cariz comercial. O consumidor de hoje e o talento que precisamos recrutar valorizam a estratégia basilar da empresa. Já não basta ter o melhor produto, ao melhor preço, no sítio certo e com a promoção certa. É preciso ir mais longe para o consumidor se identificar com a marca e escolhê-la. Temas de responsabilidade social e sustentabilidades estão agora, mais do que nunca, intrinsecamente ligados à estratégia do grupo.
E de todas as iniciativas que acompanhou no terreno, tem um episódio que a tenha marcado particularmente?
AP: Poderia passar horas a contar histórias e experiências nessa matéria, mas na verdade confesso que foi a nossa missão em Moçambique que mais me marcou. Fez-me colocar toda a minha vida em perspetiva e acreditar que todos podemos fazer a diferença na vida de alguém, basta querer… foi como subir um degrau acima na minha própria humanidade!
Sandra, a mais recente iniciativa teve uma dimensão nacional, ao levarem cheques visão a crianças de escolas de norte a sul.
SS: Lançámos o repto de escolha de uma escola do ensino básico na proximidade de cada uma das lojas MultiOpticas. Todos os contactos foram feitos localmente e é com muito orgulho que podemos dizer que fechámos a ação com a ajuda a 1310 crianças, que esperamos que com os óculos que vão receber com o Cheque Visão MultiOpticas melhorem a sua visão e respetivo sucesso escolar.
Qual acreditam ser o papel da filantropia na vida das empresas?
SS: Acreditamos que é parte integrante da estratégia.
Entrevista completa na Millioneyes 105