Amélie Morel: “Um evento a não perder por nada deste mundo!”

Ansiosos pela abertura de portas da feira de Paris, lançámos algumas questões à líder máxima desta organização. Amélie Morel falou sobre o que vamos ver de novo neste certame incontornável e a forma como a inovação tem mantido viva a passagem da ótica mundial pelo parque de exposições de Paris Nord Villepinte. Em 2025, entre 26 e 29 de setembro há encontros de sempre, desenvolvimentos atuais, troca de experiências e tantos óculos.

Parece que a feira internacional francesa superou todas as previsões e os resultados gerais do mercado. Como é que a sua equipa conseguiu alcançar este sucesso?

Há vários anos que o SILMO Paris se impõe como muito mais do que uma feira: é simultaneamente uma plataforma comercial internacional, um espaço de inspiração e um laboratório de ideias. Em 2024, com 900 expositores, 1500 marcas representadas e mais de 32 000 visitantes de 142 países, confirmámos o nosso papel de ponto de encontro incontornável para todo o setor ótico. Este sucesso baseia-se numa estratégia clara: ouvir, antecipar e inovar. Graças ao nosso comité de especialistas SILMO Next, captámos os sinais de debilidade do mercado e as tendências emergentes: óculos conectados, materiais sustentáveis, inovações tecnológicas… para melhor preparar o futuro. Também através dos conteúdos dos programas SILMO News e dos podcasts The Right Optics, desempenhamos um papel de pioneiros em tendências, bem como de reveladores de talentos. Para além dos produtos expostos, o SILMO Paris é um local de encontros e de transmissão. Espaços como o dos Meilleurs Ouvriers de France, o SILMO d’Or ou ainda o Prix de l’Entreprise Engagée alimentam uma forte dinâmica coletiva. Esta visão global, ao mesmo tempo comercial, cultural e prospectiva, permite-nos evoluir constantemente com o nosso setor. Por fim, estou orgulhosa e honrada por ser a primeira mulher a presidir esta feira emblemática. Assumo esta responsabilidade com convicção e entusiasmo desde 2017, apoiada por uma equipa empenhada e um setor dinâmico que me esforço por representar com exigência e paixão.

E 2025 será diferente de alguma forma?

2025 marca uma nova etapa, impulsionada pelo nosso lema: The Place to Be, To See, To Foresee (o local para estar, para ver, para prever). The Place to Be, porque o SILMO Paris é o ponto de convergência dos intervenientes do setor, desde as start-ups às grandes marcas. The Place to See, por ser vitrine da excelência em matéria de design, tecnologia e know-how. O lugar To Forsee, pois proporcionamos as chaves para antecipar as transformações do mercado, através do SILMO Next, do Fórum de Tendências, da SILMO Academy ou ainda das SILMO Talks. É esta abordagem completa — negócios, visibilidade, inovação — que torna a SILMO Paris um evento único no panorama internacional.

Entrevista completa na Millioneyes 146