Alicia Hartman: em nome da diversidade

A fundadora da exótica e luxuosa Peoples From Barbados é um exemplo de poder e positivismo. Aliás, lançou a marca como gesto festivo e decidiu prolongar a celebração para sempre. A certeza de que tem em mãos uma insígnia sem precedentes, pela cor, pela inclusão e pela energia que lança a cada design levou-a a uma felicidade contagiante. À Millioneyes, Alicia Hartman partilhou esta aventura desde Barbados para o mundo. No fundo, Alicia quer isso mesmo, levar o por do sol da sua ilha a todos os que usam óculos. Connosco reviveu o lançamento de um dos seus amores mais importantes e a forma como, sendo optometrista e ótica, conseguiu uma perspetiva privilegiada no desenho de uma marca de topo. A si, uma incontornável mulher, diretamente de Barbados!

A marca nasceu a propósito de uma celebração e permaneceu no mercado. O que a motivou a prosseguir com a instituição de uma marca de óculos?

De facto, a marca nasceu como um tributo à população barbadiana, na celebração do aniversário de 50 anos de independência. E ser um pensador independente significa acreditar em si próprio . A maioria dos habitantes da ilha olham para fora à procura de inspiração e de marcas eyewear e de luxo associadas a logotipos de designer. Eu queria que o nosso “Peoples” constatasse o luxo que existe em nós através dos óculos. Todos merecem uma armação espetacular.

A Alicia deu um sentido muito especial aos óculos ao associar-lhes o espírito barbadiano. É uma história que faz sucesso entre os seguidores de eyewear de todo o mundo?

Nas Caraíbas, a maioria das ilhas partilham o flair caribe e a sua cultura rica, a diversidade valiosa e a mistura de raças. No entanto, cada ilha tem a sua identidade única. Um barbadiano não equivale a um trinitário-tobagense, mesmo partilhando a mesma onda exótica e o amor genuíno pelo outro. Nós somos unos! E mesmo por isso o mundo encantou-se pelo espírito barbadiano. Quem não sonho com os Barbados? Isso leva-me a dizer que coloco a alma barbadiana e os Barbados em cada peça. A marca traz combinações únicas de cor, entrecruzadas com tecnologia. Como optometrista que sou, este era um nicho de mercado que notei entre as marcas de luxo que tinha na ótica. Ninguém trabalha a cor e a tecnologia como a Peoples from Barbados! Os acabamentos são sublimes, ligeiros, confortáveis e desenhados para uma adaptação de demografia muito complexa de um povo multicultural e diverso. A chave está na ponte. Posto isto, emoção e confiança são fatores chave para as marcas pequenas. O consumidor precisa de sentir a ligação e honestidade nas “promessas” da marca e nos respetivos projetos.

A entrevista completa na Millioneyes 101