Como em cada ano desde 2007, Portugal participou também em 2023 no inquérito global de adaptação de lentes de contacto. Este projeto é coordenado pela Universidade de Manchester e tem na Universidade do Minho o seu ponto de ligação com o nosso país. Esta é uma excelente oportunidade para analisar a evolução na adaptação de lentes de contacto a nível global.
Este artigo resume alguns dos principais resultados dos últimos 16 anos consecutivos (2007-2023) em 11 países (europeus e de outros continentes), permitindo fazer uma comparação e mostrar possíveis diferenças na prescrição de lentes de contacto para correção visual em diferentes áreas geográficas pré-definidas. À semelhança de anos anteriores, em 2023 também se confirmou que em Portugal a prescrição de lentes de contacto acompanha ou até excede aquilo que se faz de melhor a nível global no que diz respeito aos materiais (silicone hidrogel), geometrias das lentes (lentes multifocais e lentes tóricas) e regimes de substituição (tendência para modalidades de substituição mais frequente).
Foi publicado em janeiro de 2024 na revista Contact Lens Spectrum (1) o relatório anual dos resultados do inquérito internacional de adaptação de lentes de contacto. Este inquérito é aplicado anualmente desde o ano 2000 (2), e consiste em compilar as primeiras dez adaptações consecutivas que cada profissional autonomamente reporta e envia para uma base de dados centralizada pela Universidade de Manchester. Esta base de dados conta atualmente com mais de 430 000 adaptações em 71 países a nível global.
Artigo completo na Millioneyes 131