Previsão do consumidor 2021

A plataforma de estudos de análises e tendências de mercado voltou a angariar informações importantes de todo o globo para garantir luz sobre o caminho das empresas no futuro. A WGSN partilhou os dados que lhe permitiu antecipar os compradores do futuro próximo, o respetivo perfil, as motivações, as limitações e mudanças impostas pela atual pandemia e, claro as oportunidades que nasceram e estão para nascer. Posto isso, nas próximas páginas pode aceder-se a um guia que ajuda a entender as pessoas na sua necessidade de consumo e o que esperam dos retalhistas. Apresentamos as novas prioridades dos consumidores e destacamos as estratégias chave para criar impacto nas empresas de todos os mercados.

A crise de saúde global, a queda económica, a mudança em todos os quadrantes para o universo digital e os movimentos de justiça social nascidos entretanto criaram novas mentalidades e atitudes nos gastos. As compras online foram as grandes vencedoras de 2020. O retalho global do e-commerce arrecadou cerca de 3,4 milhões de biliões de euros em 2020 e vai continuar a dominar em 2021.

Novas expectativas sobre a velocidade da entrega, facilidade nas devoluções, disponibilidade dos produtos e sistemas de pagamento criam oportunidades empolgantes de negócio. Os consumidores continuarão a ser conscientes acerca da saúde, reticentes em voltar à compra física e conscientes sobre a higiene. O que significa que as lojas físicas têm que ser muito apelativas para valerem a pena serem visitadas. Os compradores vão querer continuar a comprar segundo os próprios valores, enquanto a covid-19 e os váriosmovimentos sociais em torno dos acontecimentos mais marcantes da atualidade se tornam centrais para a escolha de negócios locais e e minorias sociais. No entanto, a maioria dos consumidores têm que dar prioridade ao preço, visto que o atual clima económico impele a que a capacidade financeira esteja na ordem do dia. Acima de tudo, temos que contar com clientes frustrados e desconfiados e que demonstram comportamentos contraditórios ao longo dos vários canais de compra. Será importante ajudá-los a encontrar momentos de alegria e compensá-los pela sua lealdade.

2020 foi o ano de caos, mas lembrem-se que com o caos vêm também oportunidades para as marcas que aceitam a mudança, atuam com agilidade e olham para o futuro anteciparem estratégias. Este estudo desenvolve-se em torno de 11 grupos de compradores que estão a marcar o retalho da atualidade e continuarão a fazê-lo no futuro próximo, envolvendo um largo espectro demográfico e através de todos os mercados, desde o de massas ao de luxo.

Reportagem completa na Millioneyes 102